MEIO AMBIENTE
Placas de energia solar nos prédios municipais de Vitória.
O tema também será debatido a partir desta quarta-feira (1) nas sessões da Câmara de Vitória.
Em 01/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O uso do Sol para produção de energia está cada vez mais presente nas discussões ambientais que tratam da utilização de fontes renováveis e não-poluentes como matrizes energéticas. O tema também será debatido a partir desta quarta-feira (1) nas sessões da Câmara de Vitória por meio de Projeto de Lei do vereador Leonil (PPS), que pretende obrigar às edificações públicas municipais a instaladas placas de captação de energia solar.
De acordo com a proposta esse tipo de tecnologia já está presente no cotidiano de diversas localidades do mundo, como Japão, São Tomé e Príncipe e, até mesmo, em Goiás, onde a primeira usina fotovoltaica está em construção.
“Nossa cidade deve avançar e buscar novas fontes de energia. A solar é altamente produtiva e abundante em nosso país. A sua utilização para acionamento de luzes e lâmpadas é uma excelente forma de contribuição ao meio ambiente, além de ser uma ótima economia a longo prazo”, justificou o vereador Leonil.
A expectativa é de que cada sistema instalado nos prédios públicos gere energia por mais de 25 anos 80% de economia. O investimento se paga no período de 6 a 8 anos. Além de não poluir o meio ambiente, a fonte pode poupar um bom dinheiro na conta de eletricidade, inclusive, podendo ser usado nas escolas da capital.
Veja o Projeto de Lei na íntegra - http://migre.me/vYaBW
Por Luiz Eduardo Neves