TEMAS GERAIS
Potencial turístico brasileiro é destaque em Londres.
A WTM London é uma das principais feiras de turismo no mundo.
Em 04/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, está na Inglaterra para promover o Brasil como destino, destacar o potencial turístico do País e os preparativos para os Jogos Olímpicos, além de estreitar relações com empresários para reforçar o Brasil como destino de negócios. Desde esta segunda-feira (2), o ministro participa da World Travel Market (WTM), em Londres. A WTM é uma das maiores feiras de turismo do mundo. Ele permanece na feira até esta quarta-feira, 4 de novembro.
Entre os destaques da missão está a participação de Henrique Eduardo Alves em um painel com vários ministros do Turismo de outros países e representantes de grandes corporações do mundo digital como Facebook, Expedia e Google, em um painel mediado pelo comunicador Richard Quest, da CNN. Foi debatido o tema “Marca do Destino: novos desafios em um mercado em mudanças”.
Nesta segunda-feira o ministro participou de coletiva de imprensa com mais de 20 veículos de comunicação de diversas partes do mundo, ocasião em que aproveitou para promover os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Henrique Eduardo Alves também teve uma reunião bilateral com a ministra do turismo da Venezuela, Marleny Contreras; além de encontros com o presidente da Visit Britan, Christopher Rodrigues; o diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla; e Xu Jing, diretor da entidade para a Ásia.
Christopher Rodrigues disse a Henrique Eduardo Alves que os investimentos no período que antecede a Olimpíada são tão importantes quanto as ações de marketing que ocorrem durante e depois do evento. "Temos de aproveitar exemplos bem-sucedidos e adaptá-los à realidade do Brasil e ainda aproveitar ao máximo a exposição que o maior evento esportivo proporciona ao País”, afirmou o ministro do Turismo.
“Queremos, cada vez mais, estar abertos ao mundo. Por isso estamos trabalhando para isentar o visto de turistas no que estamos chamando de Ano Olímpico do Turismo”, disse. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Agora o texto segue para a sanção presidencial.
No ano passado, durante a Copa do Mundo, cerca de mil atletas de 32 países estiveram no Brasil. Para os Jogos Rio 2016 são esperados 15 mil atletas de 205 nações. Pela projeção da Fifa, estima-se que 3,5 bilhões de pessoas tenham assistido o mundial de futebol. O Comitê Olímpico Internacional, por sua vez, projeta que 4,8 bilhões de espectadores ao redor do mundo estarão de olho na Olimpíada.
"Quero que o turista vá ao Rio, mas também visite o Nordeste, conheça a capital Brasília, conheça o Sul e o Norte do País", afirmou o ministro do Turismo. Nesta quarta-feira (4), Henrique Eduardo Alves almoça com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Eduardo Santos.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo