SAÚDE
Prefeitura de Vila Velha realiza ações educativas contra dengue
O Programa de Educação em Saúde vem realizando uma série de ações educativas em escolas.
Em 01/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Secretaria de Saúde de Vila Velha, através do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), vem realizando uma série de ações educativas em diversas escolas para manter os estudantes bem informados.
O Espírito Santo vive uma epidemia de dengue, e, para mudar esta realidade, é fundamental que a população atue na eliminação dos focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença. Para isso, a Secretaria de Saúde de Vila Velha, através do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), vem realizando uma série de ações educativas em diversas escolas para manter os estudantes informados e, principalmente, transformá-los em multiplicadores de informações.
Uma das abordagens é através de uma peça teatral com fantoches, momento em que os estudantes recebem, de forma lúdica, todas as informações sobre a dengue e como evitar a proliferação do mosquito. Também acontecem palestras com exposição sobre o ciclo de vida do vetor, abordando as formas de combate e a prevenção de arboviroses - nome dado ao grupo de doenças causadas pelos arbovírus, incluindo a Dengue, Zika e Chikungunya, que são transmitidos pelos mosquitos.
“A interação é intensa, os alunos fazem muitas perguntas e o melhor, compreendem totalmente a mensagem passada”, declara a coordenadora do PESMS, Mônica Assunção.
Durante esta semana, a equipe do PEMS desenvolveU o trabalho de conscientização em diversas escolas, como a Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Saturnino Rangel Mauro, em Vila Garrido, e a UMEF Dante Michelini, no bairro Planalto. Nesta sexta (31), a ação, que acontece desde o início de março, será na UMEI Vovó Cecília, em Aribiri.
Dados do último levantamento, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta sexta (31), apontam que Vila Velha registrou, nos meses de janeiro a março, 3.198 casos confirmados de dengue, sem óbito. Ano passado, no acumulado de 12 meses, o registro foi de 1.651 casos.
“As ações educativas acontecem durante todo o ano mas, diante do quadro de epidemia de dengue que o Espírito Santo atravessa, intensificamos a mobilização junto à população, para que todos entendam que é necessário que cada seja um fiscalizador efetivo dentro da sua própria residência, onde está localizado 90% dos focos”, declara a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.
Leia também:
> Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
> Unidade de saúde promove ação de prevenção à tuberculose
> Mutirão realiza 600 consultas pré-cirúrgicas neste sábado
> US de Cariacica oferecem atividades físicas para crianças
> Saúde de Vitória entrega telas de proteção para caixas d'água
> Viana promove ação domiciliar de vacinação contra Covid-19
> Covid-19: Cariacica oferece vacinação sem agendamento
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)
> Hospital Dório Silva promove mutirão de cirurgias gerais
> Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da Fugini
> Prefeitura de Viana intensifica combate a mosquitos da dengue
> Covid-19: mais de 4 mil vagas para vacinação em Vitória
TAGS: VILA VELHA | SAÚDE | AÇÕES | COMBATE | DENGUE | ESCOLAS