SAÚDE
Prefeitura de Vitória apresenta o Projeto Rede Vix Saúde
O projeto é um conjunto de ações e capacitações para as equipes de saúde da Prefeitura.
Em 21/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Projeto foi apresentado em uma solenidade realizada no auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) e contou com a presença de diversos profissionais da rede municipal, além de conselheiros municipais de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) apresentou, nesta segunda-feira (19), o Projeto Rede Vix Saúde, um conjunto de ações e capacitações para as equipes de saúde da capital que busca aumentar a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica à Saúde, cuidando das pessoas de forma integral e contínua.
O Projeto foi apresentado em uma solenidade realizada no auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) e contou com a presença de diversos profissionais da rede municipal, além de conselheiros municipais de saúde.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, defendeu a Atenção Primária à Saúde como a principal ordenadora da rede de Vitória, principalmente porque diversos estudos e pesquisas afirmam que 2/3 da carga das doenças no país é proveniente de doenças crônicas, tratadas e monitoradas majoritariamente em unidades básicas de saúde.
"É preciso pensar de forma estratégica e em conjunto, com profissionais qualificados e competentes, com os Conselhos de Saúde em processos de trabalho que tragam resultados concretos. Ao partirmos de um território organizado, de macro e microprocessos de trabalho organizados dentro da Atenção Primária, considerando as necessidades da população para organizar desde medicamentos até encaminhamentos para atenção ambulatorial especializada, alcançaremos resultados positivos para a saúde da população", afirmou.
Para o diretor da unidade de saúde de Santo Antônio, José Mario Funayama, o Projeto Rede Vix Saúde trará uniformidade e organização aos processos de trabalho.
"O processo para construir uma saúde sólida para o município Vitória depende da gente, de estarmos juntos nessa caminhada e nessa construção", afirmou.
Para a subsecretária de Saúde de Vitória, Fabrícia Forza, o trabalho em equipe será a condição mais importante para implementar o Projeto.
"Estou muito motivada, com o coração cheio para ajudar todos vocês a colocarem o Rede Vix Saúde em prática. Mas tenho convicção de que apenas juntos, nos apoiando, alcançaremos nossos objetivos", declarou.
Dentre os conselheiros locais presentes, Elza Rezende, de Resistência, elogiou a equipe de saúde, especialmente pelo atendimento humanizado.
"Quero parabenizar todos vocês e me colocar para somar nessa construção de uma saúde melhor para todos", disse.
A diretora da unidade de saúde de Resistência, Flavianne de Paula Batista, disse com entusiasmo que o Projeto Rede Vix Saúde vai impactar positivamente na saúde das pessoas.
"Estou muito feliz e honrada por fazer parte desse momento histórico pra Saúde de Vitória. Vamos nos empenhar para alcançar a excelência em nosso trabalho", declarou.
Rede Vix Saúde
O Projeto Rede Vix Saúde será a ferramenta utilizada pela Semus para reorganizar processos de trabalho na atenção básica.
O projeto utilizará a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, apresentada e desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), onde um conjunto de oficinas, tutorias e treinamentos capacitarão as equipes de saúde.
O Projeto prevê quatro oficinas e 16 tutorias, com início já nesta semana, nas unidades de saúde de Grande Vitória, Ilha das Caieiras e Fonte Grande.
"A ideia é que os tutores acompanhem o processo no local, apoiem as equipes e a direção na construção de um Plano de Ação Local para as unidades de saúde, reorganizando os macro e microprocessos necessários", afirmou a referência técnica da Atenção Básica, Daniela Stange.
Dentre alguns resultados esperados com o Rede Vix Saúde estão:
- Reorganização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, com vistas à qualidade;
- Aumento da resolutividade da Atenção Básica;
- Qualificação da programação do cuidado;
- Fortalecimento dos espaços coletivos nos serviços de saúde;
- Envolvimento e motivação das equipes no trabalho em saúde;
- Melhoria no alcance dos indicadores, em especial do Programa Previne Brasil, entre outros. (Secom/PMV)
Leia também:
> Cachoeiro já vacina meninos a partir de 9 anos contra HPV
> Obesidade crescente afeta economia de países de baixa renda
> Dia Mundial do Alzheimer alerta para aumento de casos
> Covid: Brasil registra 52 mortes e 4.980 casos em 24 horas
> Butantan entrega doses da CoronaVac para vacinar crianças
> Sesa amplia vacina HPV para meninos a partir de 9 anos
> Serra abre hoje (19) novas vagas para vacina contra Covid-19
> Final de semana de vacinação sem agendamento na Serra
> Linhares abre US neste sábado (17) para vacinar contra pólio
> Viana: Sábado de vacinação contra covid-19, gripe e polio
TAGS: PROJETO | VITÓRIA | REDE VIX SAÚDE | CAPACITAÇÕES | AÇÕES