CIDADE
Prefeitura de Vitória atua para tirar pessoas de situação de rua
Equipes monitoram diariamente as vias de Vitória.
Em 04/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) diariamente acompanha e participa da vida das pessoas em situação de rua no município. Além disso, oferece vários serviços e atendimentos para quem desejar sair das ruas.
Pessoas em situação de rua são acolhidas, recebm kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar no Centro-Pop. Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV
Entre as iniciativas, está a rede Escola da Vida, que contempla uma série de serviços dedicados para a população em situação de rua, como abordagem, Centro Pop, Albergue para Migrantes, Hospedagem Noturna, Casas Lares, Abrigo, Casa República, Consultório na Rua e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, lembra que o trabalho de abordagem é feito em toda a cidade. Segundo ela, as pessoas não são obrigadas a sair dessa situação, por isso, o trabalho das equipes de abordagem é fundamental nesse processo.
"As equipes estão circulando nas ruas diariamente em todos os bairros onde há essa concentração de pessoas em situação de rua. Trabalhamos para que essas pessoas criem vínculo de confiança e que possam superar essa condição. Com isso, quando aceitam os serviços da assistência, dão o primeiro passo para voltar ao convívio familiar e ter sua reinserção social por meio da Escola da Vida, que oferece cursos e oficinas para que possam entrar no mercado de trabalho".
"Nosso trabalho consiste, primeiramente, na aceitação das pessoas em situação de rua quererem sair das ruas. Não podemos obrigar a ninguém sair desta situação. Quando ocorre o desejo da pessoa em sair desta situação, existem vários programas e alternativas que oferecemos", disse a Subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo Gomes Pereira.
A Escola da Vida já registrou este ano 190 casos de superação, um aumento de 150% em relação ao ano passado. São casos de reinserção familiar e comunitária, inserção no Programa Moradias Alternativas e no mercado de trabalho formal e retorno à escolarização.
Serviços
Serviço de Abordagem Social (Seas)
O Seas monitora diariamente as ruas de Vitória, identificando e abordando adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. O serviço encaminha essas pessoas para os espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social da Prefeitura, onde recebem atendimento psicossocial e alimentação e participam de palestras socioeducativas e oficinas. O serviço pode ser acionado pelo Fala Vitória 156.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop)
Pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar no Centro-Pop. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de atividades socioeducativas. Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, funciona de segunda a domingo, das 7 às 18 horas, na avenida Dário Lourenço de Souza, s/nº, Mário Cypreste. Telefone: (27) 3132-7053.
Hospedagem para Adultos em Situação de Rua
É um espaço de acolhida noturna, onde a população adulta em situação de rua recebe alimentação, higiene, atendimento psicossocial e abrigo provisório. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro-Pop. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17 às 7 horas.
Abrigo para Pessoas em Situação de Rua
Os usuários recebem atendimento psicossocial, participam de oficinas de alfabetização e artísticas e de palestras educativas e são encaminhados para emissão de documentos e tratamentos de saúde. O espaço tem capacidade para atender 40 pessoas. Encaminhamentos pelo Seas ou pelo Centro-Pop.
Casa Lar para Pessoas em Situação de Rua com Transtorno Mental
Espaço de acolhida para pessoas em situação de rua com transtorno mental e poucas possibilidades de reinserção familiar e social. Funciona em regime de residência com atenção integral aos usuários, incluindo alimentação, higiene, atividades socioeducativas, medicação e encaminhamento para a rede de serviços. Vitória possui duas unidades, com capacidade de acolher 15 pessoas cada. O encaminhamento é feito pelo Serviço de Abordagem Social, pelo Centro-Pop ou pelo Abrigo.
Albergue para Migrantes
Oferece atendimento social a pessoas a partir de 18 anos de idade e que estejam de passagem por Vitória. O migrante fica no espaço até que seja possibilitada sua inserção no mercado de trabalho ou a viabilização de passagem para seu retorno ao local de origem. Tem capacidade para acolher até 40 migrantes. Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhadas dos responsáveis. Funciona na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste, 24 horas por dia.
Consultório na Rua
Realiza atendimento específico com os cuidados básicos de saúde para pessoas em situação de rua, muitas delas usuárias de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes, formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem. O trabalho é voltado para a criação de vínculos de confiança com essas pessoas e persistência na oferta dos serviços até o início de um tratamento efetivo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.
Escola da Vida
Espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições, cursos. A Escola da Vida funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José.
LEIA TAMBÉM
Guarda-vidas de projetos esportivos da PMV passam por formação
Guarda-vidas que atuam no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) e no núcleo da PMV no Salesiano vão passar por curso de formação. A atividade visa garantir mais segurança aos alunos dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).
Formação dos guarda-vidas visa levar ainda mais segurança aos alunos das aulas de hidroginástica (foto) e natação. Foto: Douglas Schneider - Secom/PMV
Por conta disso, as aulas de hidroginástica e natação oferecidas nesses espaços estarão suspensas nos dias 3, 7, 9, 11, 15, 17, 21, 23 e 25 de outubro, na parte da manhã.
As aulas serão retomadas normalmente em novembro. Os alunos estão sendo devidamente informados sobre a situação.
No Tancredão, são oferecidas aulas de hidro e natação e, no Salesiano, apenas natação.