ECONOMIA CAPIXABA

Prefeitura de Vitória sugere suspensão de atividades comerciais

A Vigilância Sanitária já está elaborando as notas técnicas com as devidas orientações .

Em 19/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Wilbert Suave Silva/PMV

Na noite da ultima quarta-feira (18) a Prefeitura de Vitória publicou, em edição extraordinária, o decreto 18.044/2020. Em seu artigo 8º, a publicação determina que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), aconselhe os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços abertos ao público localizados no município a suspenderem de forma temporária suas atividades para prevenir a disseminação do coronavírus (covid-19).

A Vigilância Sanitária já está elaborando as notas técnicas com as devidas orientações que serão enviadas, ainda nesta quinta (19), para cada segmento comercial. As notas trarão recomendações que devem ser seguidas para esse momento de pandemia. Caso seja flagrado o descumprimento, o estabelecimento poderá ser multado em R$ 584,14 a R$ 1.168,27, podendo dobrar se reincidente e interditado.

A medida inicialmente será orientativa, porém, segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert, se não forem atendidas as orientações, poderá ocorrer penalidades.

“Vamos trabalhar com a prioridade de enviar o comunicado hoje para as representações que possuem atividades já limitadas ao funcionamento (academia, shopping, teatro, cinema, boates e casas de show), primeiro enviaremos o comunicado, depois, havendo registros que estes continuem a funcionar, iremos ao local”, disse.

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Agendamento on-line para vacina contra gripe começará nesta sexta-feira (20)

O Ministério da Saúde antecipou para o próximo dia 23 a campanha nacional de vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá abrir, nesta próxima sexta-feira (20), as vagas destinadas ao primeiro grupo do público-alvo: idosos e trabalhadores da saúde.

O munícipe poderá fazer o agendamento da vacina através do agendamento on-line, disponível no site da Prefeitura e no aplicativo Vitória Online, em uma das 28 unidades de saúde que possuem sala de vacinação.

Público alvo

A partir do dia 16 de abril, as doses serão destinadas a professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

No dia 9 de maio, começa a terceira e última etapa da campanha, quando os agendamentos serão destinados ao seguinte público: crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Estimativa

A estimativa é imunizar 124.700 pessoas dos grupos prioritários durante a campanha.

"A vacinação contra a influenza é uma importante forma de prevenção da gripe. É importante que as pessoas utilizem o agendamento on-line para garantir a sua vacina diminuindo os casos de gripe em nosso município, principalmente neste momento em que outras doenças estão circulando no país. O agendamento com horário marcado diminui também a aglomeração de pessoas dentro das unidades de saúde, dando mais segurança às pessoas e aos trabalhadores", apontou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Gripe

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

Sintomas

  • Febre acima dos 39º
  • Dor de cabeça intensa
  • Calafrios
  • Cansaço
  • Tosse seca
  • Dores musculares e nos olhos
  • Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Prevenção

  • Vacinação anual
  • Lavar as mãos constantemente
  • Usar álcool em gel para higienizar as mãos por que ele funciona como antimicrobiano
  • Evitar levar as mãos ao rosto e boca
  • Evitar aglomeraçõesUsar lenço descartável
  • Cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar
  • Deixar as janelas abertas para a circulação do ar
  • Evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas
  • Manter uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumesIngestão de bastante líquido para reforçar as defesas do organismo
  • Manter a casa e os ambientes (inclusive, o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças. (Com informações da Prefeitura de Vitória)