ECONOMIA NACIONAL
Previsão do Ipea é de estabilidade para setor agropecuário
Passou de crescimento de 1% em março para estabilidade, ou seja, crescimento nulo no ano
Em 21/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No caso do valor adicionado da produção vegetal, um dos componentes do setor, a revisão foi de alta de 0,3% para redução de 0,9%; e na produção animal, a estimativa era de crescimento de 2,9%, ante previsão de alta anterior de 3%.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (21) a revisão da projeção do valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2022, que passou de crescimento de 1% em março para estabilidade, ou seja, crescimento nulo no ano.
Segundo o Ipea, a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do setor foi motivada pela piora na projeção da colheita de soja feita pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de queda de 12,1%, ante recuo de 8,8% anteriormente divulgado.
No caso do valor adicionado da produção vegetal, um dos componentes do setor, a revisão foi de alta de 0,3% para redução de 0,9%; e na produção animal, a estimativa era de crescimento de 2,9%, ante previsão de alta anterior de 3%.
Soja
A redução da produção de soja é parcialmente contrabalançada pelo bom desempenho esperado para outras culturas como milho e café. O milho deve apresentar crescimento de 27,6% em sua produção. A segunda safra de milho, que começa a ser colhida neste trimestre, tem previsão de crescimento de 38,9%. Caso mantenha o desempenho, o grão deve ser o principal responsável por compensar a queda no valor adicionado da soja.
Bovinos
Na produção animal, apesar da melhora na projeção para o setor de bovinos, o resultado foi motivado por uma estimativa menor para a produção de leite, o segmento com a maior contribuição negativa do componente, cuja revisão foi de alta de 0,2% para queda de 3,8%, devido ao desempenho negativo no primeiro trimestre (queda de 10,3% na aquisição de leite no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior), de acordo com dados do IBGE.
Ovos
A produção de ovos também teve resultado negativo no primeiro trimestre.
“Para os demais segmentos, o primeiro trimestre foi positivo, com destaque para a produção de bovinos, cuja estimativa de crescimento foi revista de 3,8% para 4,6%. No caso dos suínos, a previsão é de crescimento de 4,5% para alta de 4,7%. Para a produção de aves, o resultado do primeiro trimestre veio abaixo do que esperavam e, por isso a previsão para o ano foi revista de crescimento de 3% para alta de 1,9%”, diz o Ipea. (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)
Leia também:
> PIB teve um crescimento de 0,3% em abril, aponta Ibre-FGV
> Procel economiza 22,7 bilhões de quilowatts-hora em 2021
> IBGE inicia ação do Censo pesquisando entorno de domicílios
> Petrobras anuncia renúncia do presidente José Mauro Coelho
> Gasolina fica 5,18% mais cara a partir de hoje nas refinarias
> Ibovespa cai 2,83% puxada por forte queda da Petrobras
> Petrobras anunciou um novo aumento dos combustíveis
> Sindipostos-ES apoia redução de impostos sobre combustíveis
> Setor da construção empregou 2 mi de pessoas em 2020
> Empresários mantêm otimismo pelo quarto mês seguido
TAGS: PIB | IPEA | CRESCIMENTO | AGROPECUÁRIO | ESTABILIDADE