ECONOMIA NACIONAL
Produção de veículos cresce 33,4% em julho, diz Anfavea
Produção de veículos cresceu 33,4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2021.
Em 05/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As vendas de veículos novos tiveram elevação de 3,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A produção de veículos cresceu 33,4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo balanço divulgado hoje (5) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram fabricadas em julho deste ano 219 mil unidades, o que também representa um aumento de 7,5% em relação a junho. No acumulado de janeiro a julho, foram produzidos 1,3 milhão de veículos, uma queda de 0,2% na comparação com os primeiros sete meses de 2021.
As vendas de veículos novos tiveram elevação de 3,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram emplacadas, 182 mil unidades no período. Na comparação com junho, as vendas aumentaram 2,2%. No acumulado do ano, a comercialização de veículos registra retração de 12% em relação ao mesmo período de 2021, com a venda de 1,1 milhão de unidades.
Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, apesar do crescimento, as vendas mantiveram estabilidade e a percepção foi a de que houve maior volume nas vendas para frotistas, com 50 mil unidades. Ele reforçou que a diferença não é tão significativa, porém impactou o setor e é motivo para observar e entender o que está ocorrendo.
“A alta de juros e a restrição ao crédito naturalmente gera maior dificuldade de acesso, porque nosso setor depende fundamentalmente do crédito. Há uma redução que continua desde que os juros aumentaram e a participação das vendas à vista e a prazo começa a se distanciar. Neste ano 35% das vendas são a prazo e 65% à vista. No ano passado era exatamente o oposto”, disse.
As exportações de veículos tiveram alta de 76,3% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 41,9 mil unidades vendidas para o exterior. Ante junho, o número de unidades comercializadas no mercado exterior teve queda de 11,4%. No acumulado dos sete meses do ano, a alta nas exportações ficou em 28,7%, com a comercialização de 288,2 mil unidades para outros países.
“Percebe-se uma pequena retração ocasionada por questões na Argentina. Mas ainda assim é motivo de comemoração porque o setor continua mantendo um bom nível de exportações”, analisou Leite.
A quantidade de pessoas empregadas na indústria de veículos registrou aumento de 1,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, as montadoras têm 103,8 mil trabalhadores. Na comparação com junho, a elevação é de 1,3%. (Por Flávia Albuquerque/Agência Brasil)
Leia também:
> Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego
> Petrobras reduz preço de venda do diesel para distribuidoras
> FGV: Indicador antecedente de emprego cai após três altas
> Copom eleva juros básicos da economia para 13,75% ao ano
> Banco Central: Copom define hoje (3) a taxa básica de juros
> Auxílio Gás será de R$ 110 no mês de agosto, informa Caixa
> Fenabrave: Vendas de veículos novos têm leve baixa em julho
> Intenção de consumo avança, com destaque para renda atual
> Copom inicia reunião avaliando fim de aperto nos juros
> Balança comercial registra superávit de US$ 5,44 bi em julho
TAGS: VEÍCULOS | ANFAVEA | PRODUÇÃO | VENDAS | JULHO