CULTURA
Projeto cultural fomenta a cultura em comunidades de Vitória.
Uma programação diversificada que vai de orquestra de violões ao congo, e ao teatro à literatura.
Em 19/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Território do Bem, nome adotado pelos própriosmoradores para a Poligonal 1 de Vitória, recebe a partir deste mês um novo projeto para movimentar ainda mais a vida cultural das suas oitocomunidades. É o “Sextas na Laje” que, através do intercâmbio entre Pontos de Cultura, trás uma programação diversificada que vai de orquestra de violões ao congo, passando pelo teatro à literatura.
Aprovado no Edital de Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e realizado pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, um projeto da Associação Ateliê de Ideias, o Sextas na Laje vai proporcionar a troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades, com suas diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer a ideia de que as lajes, nestas comunidades, são espaços de fazer e receber arte.
O projeto será realizado em 04 eventos que acontecerão em dias de sexta-feira na em lajes cedidas por moradores que irão receber as atividades culturais. A primeira edição acontece no dia 20 de maio, na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, com a participação da Orquestra de Violões do Ponto de CulturaPreservarte, trás um repertório de MPB e rock nacional e internacional.
A programação começa às 18 horas com som ambiente, e em seguida às 20h, acontece o show da Orquestra de Violões Preservarte. Serão duas horas de show. O evento termina às 22 horas. As novas edições acontecem nos meses de julho e agosto.
Como parte da programação do Sextas na Laje,serão realizadas também uma série de oficinas (programação abaixo) para jovens das comunidades. São cursos de decoração, fotografia, marcenaria e vídeo mapping. O objetivo é fazer com que os participantes contribuam com os eventos produzindo seus cenários, registrando e divulgando os mesmos.
Origem
O Sextas na Laje é uma das ações do Projeto Nós Amamos Laje que já é desenvolvido no Território do Bemdesde 2013,pelo Ponto de Cultura Varal/Ateliê de Ideias, com apoio do Instituto Oi Futuro,através da 10ª Edição do Oi Nós Brasis, num sábado de cada três meses. É maisum incremento às ações de cultura que já vem sendo realizadas nestas comunidades e a possibilidade detrazer novos atores para esse modelo de ocupação de espaços públicos com programação culturalgratuita.
Essa é uma tendência dentro da cena cultural da cidade que precisa também se fazerrepresentar de forma sistemática e consistente em bairros mais pobres.
Lendo em Qualquer Lugar
O Sextas na Lajeirá promover também uma ação na área da literatura, o “Lendo em Qualquer Lugar”. O Lendo é um conjunto de ações que buscam promover a leitura e a produção literária. Uma biblioteca itinerante circula pelas comunidades do Território do Bem e mobiliza especialmente crianças e adolescentes. Ela é instalada em praças públicas, escolas e espaços coletivos em diferente locais no território.
A biblioteca transforma-se em um ambiente lúdico de leitura, com esteiras, almofadas, caixotes coloridos cheios de livros, que enfatizam a interação e a criatividade. Cada edição leva contadores de história e programações culturais complementares. Associar o “Lendo em Qualquer Lugar” com outros eventos culturais tem sido uma marca do projeto “Nós Amamos Laje” da Varal.
Num dia antes ou depois do dia do “Sextas na Laje”, o Lendo em Qualquer Lugar será montado e fará uma dinâmica com crianças no mesmo local do evento.
A Varal Agência de Comunicação
O projeto Varal Agência de Comunicação é desenvolvido pelo Ateliê de Ideias, com apoio do Instituto Oi Futuro, através do Programa OI Novos Brasis, O projeto atende jovens e adultos do Território do Bem e de fora da região, com atividades de formação nas áreas de comunicação e marketing – tais como fotografia, produção audiovisual, redação jornalística, produção de textos, rádio, edição de imagens, web design, criação gráfica e estratégias de marketing.
A proposta da Varal é ser um espaço criativo, em que os jovens frequentam oficinas, participam de atividades formativas e utilizam sua estrutura tecnológica para aprender sobre técnicas, ferramentas e conceitos de comunicação e marketing. Os jovens têm ainda a oportunidade de atuar durante e depois da formação – oferecendo serviços a entidades comunitárias da região e também para empresas de fora da comunidade.
A Associação Ateliê de Ideias
O Ateliê de Ideias é uma organização social de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que foi fundada em 2003 e tem o objetivo de apoiar atores locais para realização de projetos e soluções para o desenvolvimento local. Em dez anos de atuação, o Ateliê de Ideias já beneficiou mais de 5 mil pessoas através de projetos de fortalecimento comunitário, formação profissional, educação ambiental, habitação e da gestão de um banco comunitário local no Território do Bem – o Banco Bem.
Serviço:
Dia 20 de Maio – 18hs
Sextas na Laje apresenta a Orquestra de Violões Preservarte
Local: Laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação – Vitória - ES
Entrada: Gratuita
Cronograma das apresentações:
1º evento – Apresentação da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Instituto Preservarte, na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, no Território do Bem, Vitória. |
20 de maio de 2016 |
2º evento – Apresentação da Banda de Congo Mirim do Ponto de Cultura Manguere, na Laje da sede do Ponto de Cultura Varal Agência de comunicação, em Itararé, no Território do Bem, em Vitória. |
1º de julho de 2016 |
3º evento – Apresentação da Peça Teatral "A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor", do Ponto de Cultura "Gota, Pó e Poeira" - Guaçuí Em Cena, na Laje do Restaurante Guga Lanches, no Bairro São Benedito, no Território do Bem, em Vitória. |
15 de julho de 2016 |
4º evento - Apresentação da peça de teatro “A Bela e a Fera – O Conto”, do Ponto de Cultura Escola de Teatro "Darlene Glória", na Laje Comunitária, Mirante de Jaburu, no Morro do Jaburu, no Território do Bem, Vitória. |
5 de agosto de 2016 |
Oficinas:
1º Oficina de Decoração Sextas na Laje
Aulas nos dias 17, 19 e 20 de 14h às 18h.
Local: Movimento Comunitário de Consolação.
Conteúdo: Os participantes vão criar o conceito de cenografia do Sextas na Laje, produzir peças e decorar o ambiente.
2º Oficina de Marcenaria:
Aulas nos dias 16 e 17/05, de 14h às 18h
Local: Movimento Comunitário de Consolação.
Conteúdo: Durante a oficina os participantes vão aprender a fazer um tablado desmontável, feito com paletes, que será usado como estrutura de palco para os eventos Sextas na Laje.
2ª Oficina de Fotografia
Aulas nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º, 5 e 6 de julho, de 18h às 20h.
Local: Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, em Itararé.
Conteúdo: Nas aulas teóricas, os participantes vão aprender técnicas de como fotografar em eventos. Como atividade prática, os participantes vão fotografar a 2ª Edição do Sextas na Laje, e nas próximas aulas vão editar as imagens.
4º Oficina de Vídeo Mapping
Durante os eventos vão acontecer aulas práticas de projeções mapeadas.
O Nós Amamos Laje já ofereceu oficinas com aulas teóricas onde os participantes aprenderam atrabalhar essa nova linguagem da arte contemporânea – projeções mapeadas, abrangendo as possibilidades de aplicação tanto no âmbito artístico como profissional. Na prática os participantes vão modelar um totem de isopor dentro da temática da festa e farão projeção no evento do Sextas na Laje.
Por Geisiane Teixeira/Coordenadora do Ponto de Cultura