CULTURA

Projeto cultural inaugura biblioteca em Terra Vermelha

Projeto cultural inaugura biblioteca no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha nesta quarta (27)

Em 26/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

As obras garantiram melhorias estruturais, novos equipamentos de som e projeção, além de climatização, transformando o ambiente em um espaço adequado para atividades culturais e educativas.

A Região 5 de Vila Velha ganha, nesta quarta-feira (27), a Rede de Pontos de Cultura, iniciativa do Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário que busca fortalecer coletivos periféricos e ampliar o acesso à arte, à educação e à leitura. A inauguração será às 10 horas, na sede da instituição, com programação cultural que inclui apresentações artísticas e a abertura da nova Biblioteca Comunitária.
 
O espaço passou por uma revitalização completa, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Vila Velha (Edital 002/2023). As obras garantiram melhorias estruturais, novos equipamentos de som e projeção, além de climatização, transformando o ambiente em um espaço adequado para atividades culturais e educativas.
 
A biblioteca, coordenada por Daiane Eilert, integra o Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES) e conta com apoio da Fundação Abrinq. A unidade amplia a oferta de práticas de leitura e de formação para crianças, jovens e adultos da comunidade.
 
O evento também marca o encerramento do projeto Travessia – Graffiti, Juventudes e Direitos Humanos, idealizado pelo artista visual Fred Farias. A ação utiliza o graffiti como ferramenta de diálogo com as juventudes, promovendo oficinas, um curso profissionalizante com certificação em NR-35 e uma formação em Direitos Humanos ministrada pelo professor Geovanni Lima. O projeto resultou em um painel coletivo instalado em Terra Vermelha e foi viabilizado pela Prefeitura de Vila Velha, por meio do Edital PNAB de Intervenções Artístico-Urbanas.
 
Segundo o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, as iniciativas mostram como a política cultural pode transformar territórios.

“Projetos como o Travessia mostram a potência criativa dos nossos jovens e como a arte urbana pode ser um caminho para o desenvolvimento cultural e social no município. Já a inauguração da Rede de Pontos de Cultura simboliza um passo fundamental na ampliação de oportunidades e no fortalecimento da identidade cultural local”.

Serviço:
Inauguração da Rede de Pontos de Cultura da Região 5
Quarta-feira (27), 10h
Local: Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário, Terra Vermelha. (Semco/PMC)

Leia também:

Saxofonista Marcelo Coelho percorrerá cidades do Espírito Santo
Curumins Guerreiros realizam vivências culturais em Vitória
Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra
ES lança projeto Lugares de Ler com distribuição de livros

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET