EDUCAÇÃO
Projeto na escola estimula a leitura e o respeito às diferenças
Escola de Vila Velha iniciou no segundo semestre o projeto “Maleta Viajante da Diversidade”
Em 25/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O projeto consiste no rodízio da chamada “Maleta Viajante”, que inclui um livro sobre a temática da diversidade, acompanhado do mascote da obra literária, confeccionado pela equipe docente, e de um caderno de tarefas.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Elisa Vereza Coutinho, em São Conrado, iniciou, no segundo semestre deste ano, o projeto “Maleta Viajante da Diversidade”, com o objetivo de promover o estímulo à leitura e o respeito às diferenças. Participam da iniciativa mais de 200 alunos dos turnos matutino e vespertino, correspondentes à faixa etária de 3 até 6 anos de idade.
>> Parceria oferta 456 vagas em cursos de qualificação profissional
O projeto consiste no rodízio da chamada “Maleta Viajante”, que inclui um livro sobre a temática da diversidade, acompanhado do mascote da obra literária, confeccionado pela equipe docente, e de um caderno de tarefas. A maleta permanece por dois dias na casa do aluno, com a proposta de envolver toda a família na atividade.
O objetivo principal desse projeto é oportunizar às crianças, por meio de ações pedagógicas lúdicas, reflexões que contribuam para desenvolver relações de amizade e igualdade, estimulando ainda o diálogo e a participação das famílias no reforço de valores como ética, respeito e inclusão. Além disso, a iniciativa fortalece a autoestima das crianças, valorizando a diversidade, e incentiva o interesse pela leitura.
As obras apresentadas no projeto debatem temáticas como: diversidade racial (livro “A grandiosa princesa Yana”, com mascote de boneca negra); surdez e deficiência auditiva (“Quero ouvir você”, com boneca surda); diversidade cultural (“O menino Poti”, com boneco indígena e seu amigo macaco); autismo (“Meu amigo faz iiii”, com boneco autista); Síndrome de Down (“As aventuras de uma criança downadinha”, com boneca com síndrome de Down); deficiência visual (“Mãos de vento e olhos de dentro”, com mascote cega), entre outras.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Parceria oferta 456 vagas em cursos de qualificação profissional
> Selo identificará gestão comprometida com a alfabetização
> Estudantes indígenas buscam mais espaço nas universidades
> Blitz educativa nesta sexta-feira marca a Semana do Trânsito
> Escola brasileira está entre as três melhores do mundo
> Inscrições abertas para curso de pilotagem de motocicleta
> Começa o 10º Festival de Linguagens Integradas de Vitória
> Estudo alerta aumento de pós-graduação em medicina
TAGS: PROJETO | ESCOLA | LEITURA | DIFERENÇAS | VILA VELHA