CULTURA
Restaurado, o Bonde 42 é reaberto para visitação na Casa da Memória.
O Prefeito de V.Velha/ES Rodney Miranda participou da solenidade de entrega, nesta quarta-feira (29)...
Em 30/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Prefeito Rodney Miranda participou, na noite desta quarta-feira (29), da solenidade de entrega do Bonde 42 para a Casa da Memória, em Vila Velha. A restauração do bonde foi realizada pela Prefeitura de Vila Velha, Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (HGVV), Grupo Sereng Engenharia e Vale.
A reabertura do bondinho para visitação contou com a presença de personalidades da época, como o motorneiro (piloto do bonde) Adalberto Pimentel, 84 anos; de Luiz Carlos Simões, filho do condutor (cobrador) João Simões, já falecido; e do fiscal de bonde, Antônio Balbino, 82 anos. Todos receberam das mãos do Prefeito Rodney Miranda a Menção Honrosa Vasco Coutinho pelos serviços prestados à comunidade canela-verde.
Para a preservação permanente do Bonde 42, o Prefeito Rodney Miranda vai pedir o tombamento do bondinho como patrimônio histórico do Estado. “Vila Velha está prestes há completar 480 anos no dia 23 de maio. Sendo assim, é tão importante resgatarmos um símbolo da nossa rica história. Depois desta restauração, buscaremos junto ao Governo do Estado o tombamento deste patrimônio histórico de nossa cidade”, completou Rodney.
História - No dia 12 de abril de 1912, dois bondes elétricos foram inaugurados em Vila Velha e, cinco meses depois, a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Os bondes circulavam por dez quilômetros de trilhos por toda a cidade. Um saía do Centro, outro de Paul, e o cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri.
O Bonde tem 12 metros de comprimento e atingia velocidade de 30 quilômetros por hora. Comportava aproximadamente 50 pessoas sentadas, 36 em pé na lateral e cerca de 20 pessoas de pé no meio do carro.
Fonte:PMV