CIDADE
Reunião sobre Implantação do cerco eletrônico em João Neiva
Discutiu-se a possibilidade de expandir a atuação do cerco eletrônico na região.
Em 05/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na última quarta-feira (30), o prefeito Drº Otávio Abreu Xavier, acompanhado da primeira dama Monica Xavier, se reuniu com os prefeitos de Aracruz, Jones Cavaglieri, de Ibiraçu, Duda Zanotti e o de Fundão, Pretinho Nunes, para uma reunião que discutiu a possibilidade de expandir a atuação do cerco eletrônico na região.
Também estiveram presentes na reunião o técnico de T.I da prefeitura de João Neiva, Vinícius de Moraes, o 2º Tenente da Polícia Militar do Espírito Santo, Filipi Xavier de Souza, o Major Fabrício Segato Auer e o comandante Cláudio Silva do 5º BPM, o Investigador da Polícia Civil Daniel Cordeiro e a representante do concórcio CIM PoliNorte, Máratti de Fátima Croce.
“O projeto é muito importante para a nossa cidade. O cerco eletrônico tem um papel fundamental na segurança pública. Com as câmeras de videomonitoramento conseguimos identificar veículos com qualquer restrição de furto ou de roubo e o acionamento imediato dos recursos operacionais para a sua apreensão”, comenta o Drº Otávio.
Os resultados positivos que a ferramenta tem trago para Aracruz, também foi um dos temas abordados durante o encontro. As câmeras de videomonitoramento tem sido um aliado no trabalho dos agentes de segurança do município.
“Estamos conseguindo solucionar várias ações, uma delas foi a recuperação de dois veículos roubados em menos de uma hora da ocorrência. Também teve um caso de assassinato no bairro Guanabara, que mesmo sem testemunhas, conseguimos recuperar o carro usado no crime com a inteligência desse sistema”, destaca Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz.
Na oportunidade, os gestores puderam expor as dificuldades para manter uma central de vigilância eletrônica em municípios pequenos, como os que estavam presentes, reforçando a necessidade do trabalho em parceria, além da parceria para elaboração de ações, como a fixação de câmeras em pontos estratégicos.
Segundo Drº Otávio, tudo está sendo estudado. “Estamos dando passos pequenos em relação a esse assunto, mas analisando todas as possibilidades. É um investimento e tanto, mas sabemos que será algo benéfico para o nosso município”, finaliza.
Após o final da reunião, todos puderam visitar a Central Integrada de Segurança Pública (CISP), que hoje opera com 66 câmeras em todo o município.
*Com informações da Secom/PMJN