MEIO AMBIENTE

Rio Doce segue tomado por lama três meses após chegar a Colatina.

Lama vai continuar enquanto não for estancada e retirada das margens.

Em 18/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de três meses após a chegada da lama de rejeito de minérios da Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, a Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, o prefeito do município, Leonardo Deptuski, disse que ela continua se espalhando pelo Rio Doce.

Em entrevista ao Bom Dia ES desta quinta-feira (18), Deptulski destacou que, enquanto a lama não for estancada na barragem e retirada das margens, os níveis de turbidez do rio vão permanecer altos.

O G1 procurou a Samarco para saber sobre os trabalhos de contenção da lama, mas ainda não teve resposta. 

“Tem local que tem 1,5 m de lama na margem. Toda vez que chover naquela região, a chuva vai contribuir para levar a lama para o leito e ele vai trazer essa lama para cá”, explicou o prefeito e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Em novembro de 2015, semanas após o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem, o governo federal anunciou que moveria ação civil pública contra a Samarco para que a Justiça determine a criação de um fundo de R$ 20 bilhões em medidas para revitalizar a bacia Rio Doce.

De acordo com Deptulski, para colocar em prática os planos, ainda é preciso fechar um acordo entre a Procuradoria do governo federal e as estaduais.

“A empresa tem que aceitar esse acordo na justiça, para virar uma sentença com um conjunto de ações e multas pelo descumprimento dos prazos na execução dessas ações. Assim, a empresa vai criar a fundação que vai executar essas obras e, então, começar os serviços”, explicou.

Apesar da importância do fundo, o prefeito falou que não é necessário aguardá-lo para a empresa agir. “Eles precisam ser mais ágeis nisso, porque toda vez que chover nós vamos voltar a conviver com o aumento da turbidez, com o aumento da lama, com o risco para as cidades que são abastecidas pelo Doce”, disse.

Fonte: G1-ES