CIDADE
Riquezas capixabas são tema de Mostra Cultural em Vitória
Crianças se vestiram de índio e outros trajes característicos da cultura capixaba.
Em 14/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, no Bairro do Quadro, em Vitória, estão aprendendo sobre a cultura capixaba por meio do projeto institucional "As riquezas do nosso Estado numa abordagem literária e vultural".
O projeto visa promover conhecimentos aos alunos e também aos familiares e toda comunidade escolar sobre as riquezas naturais e culturais do Espírito Santo.
Os pequenos estão tendo a oportunidade de conhecer diversos patrimônios da capital, como a Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana, o relógio da Praça Oito, o Convento da Penha, a Cruz do Papa e praças em torno do Cmei.
A diretora da unidade de ensino, Liliane Magione de Souza, explicou que o projeto também contribui para o desenvolvimento da criança por meio da interação.
"É na interação com o 'outro' que as crianças vão construindo sua maneira própria de ver o mundo. Vão descobrindo diariamente que existem outros modos de vida, pessoas diferentes e pontos de vistas diversos. E aí constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais", explicou.
Ela completou: "Fico extremamente impactada com o comprometimento de toda a equipe do Cmei ao construir ao longo de 2019 um trabalho tão significativo e prazeroso, que tem levado toda a comunidade escolar ao despertar de novos conhecimentos e empoderamento de um perfil que nos é próprio".
Mostra Cultural
As visitas resultaram na Mostra Cultural, que contou com a participação de 22 turmas do Grupo 1 ao Grupo 6.
O Cmei foi cenário de conhecimentos históricos, resgate de cultura e reflexões de valores, tudo isso com poesia, versos , cantos e encantos.
"Tivemos o prazer de contar com as famílias nos dias das apresentações das suas crianças, potencializando ainda mais a construção da Educação Infantil de qualidade no Bairro do Quadro", finalizou.
LEIA TAMBÉM
Vida de mulheres negras é tema de sessão de cinema na Biblioteca Municipal
Iniciando a programação da Semana da Consciência Negra na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Vitória, o Cineclube Afoxé traz para o público dois filmes que debatem a situação da mulher negra na nossa sociedade. A atividade ocorre na segunda-feira (18), às 9 horas, na Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Os curta-metragens exibidos serão "Fábula de Vó Ita", de Joyce Prado e Thallita Oshiro, e "Ana", de Vitória Felipe dos Santos. A atividade será coordenada por Tatiana Rosa e Rozí de Sá, integrantes do Cineclube Afoxé.
Trata-se de um cineclube itinerante criado no ano de 2017 através do edital de criação de cineclubes da Secretaria do Estado da Cultura. O objetivo é a exibição de filmes que tratem das condições de vida das mulheres negras.
A partir do ano de 2019, o Cineclube Afoxé tem desenvolvido o projeto "Idaraya", cujo objetivo é exibir filmes infantis tendo como protagonistas crianças negras.
Filmes
"Fábula de Vó Ita"
Diretoras: Joyce Prado e Thallita Oshiro
Ano: 2016
Duração: 5 minutos
Sinopse: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nessa fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.
"Ana"
Diretora: Vitória Felipe dos Santos
Ano: 2017
Duração: 16 minutos
Sinopse: Ana é uma menina negra que não se reconhece como negra. Jeannette é uma professora refugiada com dificuldades de adaptação. Vitimas de racismo, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas. O curta foi premiado nas categorias de melhor atriz, fotografia e roteiro no 11º Curta Taquary e recebeu ainda menção honrosa da TV Cultura no 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.