CULTURA

Romance aborda as aflições dos amores perdidos.

Vencedor do Prêmio Jabuti, Chico Lopes reflete em novo livro sobre solidão.

Em 11/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Como representar numa mesma pessoa sentimentos tão contrastantes, como, por exemplo, amor e ódio, atração e repulsa, o real e o imaginário, o bem e o mal? Essa é a grande façanha que o escritor Chico Lopes alcança com Eunice, personagem principal de seu novo livro. Editado pela Penalux, “Corpos Furtivos” é um romance contemporâneo que mostra a ambiguidade e as incertezas da vida.

 A obra conta a história de uma mulher solitária de cinquenta anos, sem marido ou filhos. Após ser sufocada pela irmã puritana, ela se aventura pelas ruas de sua cidade - antes pequena, mas agora com mais de cem mil habitantes, com vários desconhecidos – à procura de um homem desconhecido que a atraiu, deixando-lhe como rastro apenas o cheiro.

 Sobre a personagem

Para a escritora Silvana Guimarães, responsável pelo prefácio, Eunice guarda em si todas as dores, aflições, mazelas e ansiedades que costumam afligir as mulheres dedicadas aos amores perdidos.

 - Pelas mãos masculinas do autor e pelos olhos femininos da personagem central, revela-se o monstro do machismo, na vida de uma pequena cidade do interior, onde até as aparências condenam. Tudo isso apresentado de forma arrebatadora e minuciosa. Seu nível apurado de detalhes se assemelha a uma imagem projetada por uma câmera cinematográfica – relata.

 Segundo os editores Tonho França e Wilson Gorj, o livro pretende passar a sensação sufocante da vida de uma mulher de meia idade, em meio a uma aventura desesperada, ainda que aparentemente cotidiana, de recuperar seus desejos perdidos. Porém, tudo isso em meio ao caos do crescimento de uma cidade do interior repleta de novos rostos.

 Estilo literário

França e Gorj explicam ainda que a literatura de Chico Lopes é de grande peso dentro do cenário editorial nacional, devido sua sofisticação, conhecimento e competência. Os livros do autor, incluindo Corpos Furtivos, são de imensa qualidade literária, de boas tramas e reflexões doloridas e, “ao mesmo tempo, sensíveis, de personagens que crescem dentro de um universo metropolitano”.

 Sobre o autor

Chico Lopes é escritor, tradutor e poeta. Foi vencedor do Prêmio Jabuti de 2012 com o romance O estranho no corredor, prêmio do qual já foi um dos jurados na edição passada (2015). Tem quatro livros publicados pela Penalux.

 Serviço:

Título: Corpos Furtivos

Autor: Chico Lopes

Tamanho: 14x21 cm

Páginas: 250

Preço: R$38,00

Por Joyce Nogueira