CIDADE
Saúde tem estratégia para dia D do Vila Velha Contra o Sarampo
A estratégia ocorrerá dia 19 de outubro, em todas as unidades de saúde.
Em 11/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Vila Velha (Semsa) emitiu, nesta sexta-feira (11), mais uma edição do Boletim Epidemiológico (nº 10) sobre o monitoramento de medidas de prevenção sobre sarampo no município.
Em destaque, a estratégia do dia “D” da mobilização Vila Velha Contra o Sarampo, que ocorre em 19 de outubro (sábado), em todas as unidades de saúde e nos shoppings Boulevard e Praia da Costa. O público alvo da campanha – iniciada no último dia 07 – envolve crianças que tenham entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, ou seja, menores de 5 nos).
Até o momento, foram registradas 72 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo, de ambos os sexos, dentre eles crianças e adultos proveniente de várias regiões do município. Todos os casos foram investigados e monitorados. Do total de casos notificados:
- Casos descartados: 64
- Sob investigação: 08
- Casos confirmados: 0
- Óbitos confirmados por sarampo: 0
Vacinação em shoppings
Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas pelo serviço de vigilância epidemiológica. Em Vila Velha, foram aplicadas 46.711 doses da vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A mobilização “Vila Velha Contra o Sarampo” terá seu dia “D”, em 19 de outubro, que cai no 3º sábado deste mês. Nesta data, além das unidades de saúde, que funcionarão das 8h às 17h, também será aberto postos de vacinação nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, funcionando das 10h às 21h, para atendimento do público alvo infantil.
Durante a semana, a unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica oferece o serviço em horário estendido até 21h, de segunda à quinta-feira.
LEIA TAMBÉM
PMVV oferta cursos gratuitos para quiosqueiros
Com intuito de qualificar os proprietários e funcionários de quiosques, a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) ofertou dois cursos gratuitos. São eles: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, que aconteceu entre os dias 07 e 9 de outubro. Já para os dias 10 e 11, está programado o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista. As qualificações estão acontecendo no auditório da PMVV, de 13 as 18 horas.
Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV
De acordo com o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero, esses dois cursos contam como pontuação no edital da concessão dos novos quiosques. "Nós estamos atendendo uma demanda e expectativa primeiro da sociedade, porque, para quem presta serviço em quiosque, conhecer a cerca de boas práticas na manipulação de alimentos e do atendimento ao turista é muito importante. O curso foi aberto a todas as pessoas"
Segundo a palestrante Katia Barbosa, o objetivo do curso é ampliar o conhecimento. “Já foram abordados os conteúdos: contaminação dos alimentos; como deve se vestir e se portar o manipulador de alimentos; como deve ser a estrutura dos quiosques e cuidados com os alimentos.”
Complementa: “Estou gostando muito do grupo, são pessoas muito interessadas. Está sendo uma troca de experiência bem significativa, gratificante e enriquecedora.”
Para o salgadeiro Equibaldo Cabral, é importante esta iniciativa da PMVV, pois proporciona para os trabalhadores a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. “Nós aprendemos diversas coisas, como por exemplo, armazenamento de comidas e bebidas e condições dos ambientes. A gente aprendeu com o curso a dar valor para coisas que antes acreditávamos não ser importante”, explicou.
“Pra gente está sendo um grande aprendizado. Vamos colocar em pratica tudo o que aprendemos, além de instruir as pessoas que trabalham com a gente. Está sendo muito boa essa experiência que a PMVV está nos proporcionando”, afirmou a proprietária de quiosque, Mirian Souzae.