SAÚDE
Sair em muitos blocos equivale fisicamente a uma corrida de 10km
Cardiologista passa recomendações para os dias de folia que estão por vir.
Em 01/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Não é exagero essa comparação: participar das centenas de blocos carnavalescos, que já pipocam Brasil afora, equivale fisicamente a uma corrida de mais ou menos 10km. Então, aproveite esses dias antes do carnaval para completar o seu treinamento nos mesmos moldes das corridas. Desde o preparo nutricional prévio com os treinos feitos dez dias antes até o uso de calçados adequados para evitar lesões. Não recomendamos usar sandálias ou coisas do gênero, mas sim um tênis confortável.
Em relação ao grande desgaste físico, o consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com energéticos, é fato comum durante a folia. Por isso, seguem algumas recomendações médicas: procure intercalar para cada lata “padrão” de energético com cerca de 300 a 500 ml de água e consuma doces. Isso mesmo, doce para evitar a hipoglicemia e reequilibrar o metabolismo cerebral tão ávido de glicose e compensar a ingestão de álcool.
Mantenha-se bem alimentado e procure estar com pessoas conhecidas ao seu lado, pois caso aconteça algum problema, você seja acudido. O desgaste físico inevitável recomenda que você faça como nas corridas longas, não deixe de se suplementar com BCAA, maltodextrina e isotônicos. Se puder ter momentos de “descanso” faça para recarregar as baterias.
Os esportistas com alguma doença cardiovascular, seja hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas, angina do peito e outras, deve conversar com seu médico sobre seus limites. Caso não tenha como localizar ou se não tem um médico, atenção no consumo de álcool e de alimentos salgados, enquanto os diabéticos devem ter cuidado extremo com o álcool e doces. As gorduras não causam riscos agudos, são causas de ganho calórico e má digestão.
Estar treinado ajuda a suportar os desgastes, mas cada um deve conhecer seus limites, que não devem ser extrapolados. Como numa corrida, não perca o controle do seu ritmo e do que está sentindo.