SAÚDE

Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país

Ministério da Saúde criou sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos

Em 24/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Cynthia S. Goldsmith

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. 

O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos - vírus Monkeypox - no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

"Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país. A pasta encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença”, informou o Ministério da Saúde, em nota.

A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. 

No último sábado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. 

A medida de vigilância científica com consulta a especialistas é necessária, segundo o órgão, diante de casos de infecção registrados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano. (Por Karine Melo/Agência Brasil)

Leia também:

Sesa realiza ações da campanha sobre doação de córneas
Ibiraçu está vacinando os grupos prioritários da Influenza
UPA Infantil registra alta de 40% em internação de crianças
Dia D de vacinação contra gripe, covid e sarampo em João Neiva
Serra: Vacinação sem agendamento no shopping Montserrat
Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
Vacinação: semana de intensificação contra gripe e sarampo
Serra abre novas vagas de vacina em agendamento on-line
Estado registra mais de mil casos de Chikungunya em 2022
Brasileiro é 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha
Serra terá serviço de testagem para Covid-19 neste sábado

TAGS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE | VARÍOLA | MACACOS | MONITORAR | SALA