CULTURA
Sambódromo recebe desfile das campeãs neste sábado (04).
O MetrôRio volta a operar 24h, o esquema começa às 5h de sábado e termina às 23h de domingo.
Em 04/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Sambódomo recebe neste sábado (4) as seis escolas de samba campeãs do Grupo Especial no carnaval 2017. A Beija-Flor é quem abre os desfiles, às 22h, seguida da Grande Rio, com previsão de desfilar às 23h05.
A Mangueira entra em cena por volta de 00h10. Logo depois, é a vez do Salgueiro, previsto para entrar na Avenida 1h15. A vice-campeã Mocidade começa a levantar a plateia às 2h20 e, às 3h25, a grande campeã Portela encerra o carnaval na Sapucaí, na madrugada de domingo (5).
A Portela quebrou um jejum de 33 anos e ganhou o carnaval do Rio de 2017. No segundo ano com o carnavalesco Paulo Barros, a escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. Agora com 22 títulos, a Portela é a escola que mais vezes foi campeã. A Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em segundo lugar. A Acadêmicos do Salgueiro foi a terceira colocada.
A escola Império Serrano, vencedora da Série A, vai ter cinco representantes no desfile da Portela. A Portela convidou cinco integrantes do Império para desfilar e, juntas, representarem todo o bairro de Madureira. Já estão confirmadas a presença da presidente Vera Lúcia, do casal de mestre sala e da porta bandeira e da rainha de bateria, Milena Nogueira. O convite foi feito pelo presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e autorizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Interdições de vias
Para os desfiles das campeãs, várias ruas no entorno do Sambódromo serão interditadas ao tráfego de veículos. Os bloqueios começam no primeiro minuto deste sábado, com fechamento das duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a passarela do metrô, na Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos.
As demais vias no entorno, inclusive a Benedito Hipólito, também serão interditadas. Todas as ruas serão liberadas a partir de 12h de domingo.
O acesso à Presidente Vargas será interditado às 13h, a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira. A pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária será interditada até a altura da Praça da República. As vias Afonso Cavalcanti, Avenida Salvador de Sá, Estácio de Sá e a Frei Caneca também serão fechadas. Neste mesmo horário, será interditado ainda o acesso à Avenida Paulo de Frontin, sob o viaduto, e o desvio será feito pela Rua Santa Alexandrina.
Às 17h serão fechadas a Rua de Santana, a Avenida 31 de março e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca, no setor ímpar.
MetrôRio volta a operar 24h
O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento para os últimos dias de Carnaval. O sistema funcionará sem interrupção durante o final de semana, para atender ao público do Desfile das Campeãs, do bloco das Poderosas e do Monobloco. A operação começa às 5h de sábado (4) e termina às 23h de domingo (5).
Desde o início da operação, no sábado, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.
A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.
Ônibus de linhas regulares
Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade. Haverá alterações no itinerários, por causa das interdições. As linhas provenientes da Av. Brasil - que circulam pela Via Binário do Porto e pela canaleta do BRT - serão desviadas para a Via Expressa/Túnel Marcelo Alencar;
As linhas provenientes da Av. Francisco Bicalho serão desviadas pelo Rio Comprido/Catumbi; as linhas provenientes da Praça da Bandeira serão desviadas pelo Rio Comprido/Catumbi; as linhas provenientes R. Haddock Lobo serão desviadas pelo Rio Comprido/Catumbi; as linhas provenientes da Zona Sul permanecem com itinerários inalterados.