ECONOMIA NACIONAL
Servidores do BC anunciam greve a partir de 1º de abril
No dia 1º de abril, servidores do Banco Central entram em greve por tempo indeterminado.
Em 28/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Desde o início do ano, os servidores do órgão vinham trabalhando em esquema de operação-padrão, com as equipes trabalhando mais lentamente, e atrasando a divulgação de indicadores.
A partir de 1º de abril, os servidores do Banco Central (BC) entram em greve por tempo indeterminado. O movimento foi aprovado hoje (28) em assembleia pela categoria, que pede a extensão, para os funcionários do órgão, dos aumentos aprovados para os policiais federais no Orçamento de 2022.
Desde o último dia 17, a categoria vinha fazendo paralisações diárias das 14h às 18h. Desde o início do ano, os servidores do órgão vinham trabalhando em esquema de operação-padrão, com as equipes trabalhando mais lentamente, e atrasando a divulgação de indicadores.
Nas últimas semanas, diversas publicações do BC, como o boletim Focus (pesquisa com instituições financeiras) e as respostas do questionário que antecedem as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), saíram com atraso. Hoje pela manhã, foi divulgado que o órgão não divulgará diversas estatísticas mensais previstas para esta semana, como os relatórios de contas externas, do mercado de crédito e sobre as contas públicas.
A divulgação de eventos e de informes para a imprensa também tem atrasado. A mudança de calendário dos saques dos valores a receber só foi informada durante o fim de semana.
Segundo entidades que representam os trabalhadores do Banco Central, o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, reuniu-se no último sábado (26) com servidores para discutir reajustes salariais e reestruturação de carreira. As conversas, no entanto, não avançaram. Sem propostas oficiais, os funcionários aprovaram a greve por tempo indeterminado. (Por Wellton Máximo/Agência Brasil)
Leia também:
> Ipea: número de ocupados atinge patamar pré-pandemia
> Tesouro Direto registra R$ 3,19 bi em vendas em fevereiro
> Mercado aumenta pela 11ª vez projeção para inflação em 2022
> Índice de Confiança da construção cai 0,8 ponto em março
> FGV: a Inflação da construção é de 0,73% no mês de março
> Confiança do consumidor recua 3,1 pontos no mês de março
> Prévia da inflação oficial fica em 0,95% em março, diz IBGE
> Banco Central diz que 2022 deve fechar com inflação de 7,1%
> Consumo de bens industriais cai 2,3% em janeiro, diz Ipe
> Comércio exterior: Agronegócio tem saldo de US$9,3 bilhões
TAGS: SERVIDORES | BANCO CENTRAL | GREVE | SALÁRIO | REAJUSTE