TEMAS GERAIS
Sesi ES fecha parceria com Afecc para doação de mamógrafo digital
Parceria entre as entidades irá beneficiar cerca de 800 mulheres por mês no Estado.
Em 31/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Parceria entre as entidades irá beneficiar cerca de 800 mulheres por mês no Estado, viabilizando a realização de até 40 exames diariamente.
Outubro, o mês de conscientização e combate ao Câncer de Mama, vai se despedindo. Mas o autocuidado feminino permanece e deve ser realizado todos os meses e dias do ano. E a Findes, por meio do Sesi ES, apoiadora da campanha Outubro Rosa, dá mais um passo para ajudar a prevenção da doença e o cuidado da saúde das mulheres capixabas: a doação do mamógrafo da entidade para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc)-Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC).
A entidade assinou, neste mês, o protocolo de intenção da doação do equipamento, que deve ser concluída nas próximas semanas. Participaram do momento o diretor geral da Findes, Roberto Campos de Lima; o superintendente do Sesi ES, Mateus de Freitas; o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues; o diretor geral do HSRC, Carlos Clayton Lobato; o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim; e a presidente da Afecc-HSRC, Marilucia Silva Dalla.
“A parceria com a Afecc irá permitir que mais pacientes realizem a mamografia de forma gratuita. Nosso objetivo é colaborar para minimizar os impactos da falta de acesso ao exame e apoiar em uma efetiva ação de prevenção e diagnóstico precoce. O que eleva a qualidade de vida das trabalhadoras da indústria e de toda a comunidade”, explica o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues.
A entidade irá receber do Sesi ES o aparelho mamógrafo digital completo, com nobreak e a impressora própria para os exames. O exame de mamografia é destinado à prevenção do câncer de mama e a Afecc-HSRC possui uma rede consolidada de apoio para condução dos possíveis casos identificados da doença no estado, em parceria com as unidades de referência em saúde.
“Estamos muito felizes e agradecidos por essa ação do Sesi em doar o mamógrafo para a Afecc-Hospital Santa Rita. Esse é um aparelho muito importante de diagnóstico por imagem, porque detecta o câncer de mama em sua fase inicial. E todos sabemos que quanto mais cedo o câncer for descoberto, maior a chance de cura. Com o novo mamógrafo teremos condições de ampliar o número de exames e diagnósticos precoces em nossas pacientes. Agradecemos, de coração!”, comemorou a presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla.
A estimativa é que a doação do equipamento beneficie cerca de 800 mulheres por mês, uma vez que ele tem a capacidade de realizar até 40 exames diariamente.
Estimativa
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que no Brasil, surgirão 66.280 novos casos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
No que diz respeito ao câncer de próstata, a estimativa do Inca para o Brasil é de 65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
No Espírito Santo, somente o Hospital Santa Rita atendeu, em 2019, a 727 novos casos de câncer de mama, 402 de colo de útero, e 572 novos casos de próstata. No ano de 2018 foram 632 casos novos de câncer de mama, 340 de colo de útero, e 493 novos casos de câncer de próstata. (Por Fiorella Gomes - UCI/Findes)