ECONOMIA CAPIXABA

Setur-ES divulga dados da Pesquisa de Fluxo Turístico

A Pesquisa de Fluxo Turístico com dados de Telefonia Móvel já estão disponíveis.

Em 22/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As informações iniciais da Pesquisa de Fluxo Turístico com dados de Telefonia Móvel já estão disponíveis. O método inédito de pesquisa na América Latina, foi elaborado pioneiramente pela Secretaria de Estado do Turismo por meio da contratação do big data e tecnologia da Telefônica SA.

“A metodologia aplicada no Espírito Santo têm despertado o interesse de diversos órgãos de Turismo em todo o Brasil. Esperamos despertar a atenção a novas formas de obtenção de dados turísticos e criar um ambiente de inovação contínua em nossa secretaria”, afirma o coordenador do projeto na Setur, Rafael Granvilla.

Por meio de sinais do celular, será possível obter dados estatísticos da movimentação, localização e permanência nos pontos turísticos, dentre outras informações. Os dados foram captados 24 horas por dia através das mais de 3 mil antenas de sinal de telefonia móvel da empresa contratada em todos os municípios capixabas.

Dentre as informações coletadas estão à origem de fluxo dos visitantes, o perfil socioeconômico e a definição de clusters (procedimento estatístico multivariado para identificar grupos de pessoas), na pesquisa representados por 12 grupos como melhor idade, nova geração, vida metropolitana e outros.

A intenção da análise é aprofundar os estudos sobre o fluxo e o perfil do turista que visita o Estado. Os dados são importantes para o direcionamento de políticas públicas para o desenvolvimento do mercado turístico e também estratégias de divulgação dos destinos capixabas. 

Dados

No primeiro momento foram disponibilizadas informações referentes ao verão de 2016 e 2017 e o período de carnaval desses dois anos.

Nas pesquisas de verão, foram capturadas informações de 01 a 31 de janeiro de cada ano. Em 2016, o número de turistas que percorrem o Espírito Santo foi de 1.019.000 pessoas. Os capixabas foram maioria com 58,3% do público, seguido de Minas Gerais (19,6%), Rio de Janeiro (11,3%), São Paulo (3,45) e Bahia (2,8%).

Já no verão de 2017, o número de visitantes foi de 909.000 mil visitantes representados pelo Espírito Santo com 62,2% do público. Minas Gerais (17,9%), Rio de Janeiro (10,1%), Bahia (3,0%) e São Paulo (2,6%) aprecem no topo como maiores emissores de turistas para o Espírito Santo.

Os dados referentes ao carnaval mostram um crescimento de turistas no Espírito Santo. Em 2016, durante o carnaval, dados capturados entre 06 a 10 de fevereiro mostram que 291 mil pessoas curtiram as festividades carnavalescas no Espírito Santo. Em 2017, esse número saltou para 321 mil turistas. Dados obtidos entre 25 de fevereiro a 1° de março.

No período de 2016, os foliões foram representados por capixabas (65,4%), mineiros (17,1%), cariocas (11,4%), baianos (2%) e paulistas (1,7%). Neste ano, o público durante o carnaval foi representado por turistas do Espírito Santo (74,2%), Minas Gerais (13,1%), Rio de Janeiro (9,3%), Bahia (1,4%) e São Paulo (0,8%).

O estudo mostra ainda a origem dos turistas por município, o gênero, a faixa etária, a classe social e outras informações. A pesquisa completa pode ser acessada em www.observatoriodoturismo.es.gov.br.

O estudo desenvolvido cumpre com as leis em vigor sobre privacidade, respeitando o anonimato dos usuários. 

Foto: Convento da Penha/Setur-Jefferson Pancieri