CULTURA

São Torquato canta a história da primeira governadora do Estado

A escola foi a quinta a desfilar já na madrugada deste sábado.

Em 03/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Numa bela homenagem a vida e as aventuras da primeira governadora do Espírito Santo, Luísa Grinalda, que assumiu a Capitania em 1589 e a governou durante quatro anos, a Independente de São Torquato passou bonita e bem colorida na passarela do samba. A escola que foi a quinta a desfilar já na madrugada deste sábado fez um trabalho de pesquisa ao dar o destaque a vida e obra de Luisa.

“Mulher Independente, capitoa a comandar. Luísa Grinalda a independentes vai cantar!”, dizia o enredo escolhido este ano pela escola que valorizou a riqueza da história capixaba.

Paisagens

“Meu pavilhão vai eternizar. O samba é raiz Luísa. Vermelho e Branco pra sempre Amor que mexe com o coração da gente” cantou os foliões. Com três carros alegóricos e 14 alas, foram cerca de mil componentes que percorreram a avenida citando uma das mais belas passagens da história
capixaba.

A escola, que já foi cinco vezes campeã no Carnaval capixaba e a primeira a levar os grandes carros para a avenida, briga de novo para voltar a elite.

Colorido

Com criatividade, muito colorido e belas alegorias, a escola cantou a história da primeira governadora do Espírito Santo. Foi Luisa quem doou a área que era apenas uma montanha com duas palmeiras imperiais e a capela construída por Frei Pedro Palácios, hoje o Convento da Penha. A escola apresentou a  relação muito próxima de Luisa com José de Anchieta, que era seu conselheiro.

As baianas vieram com as cores do Espírito Santo. As alas representaram as embarcações da época, índios, jesuítas, portugueses, todas as personagens que fizeram desse um dos periodos mais relevantes da história.

Imagem: André Sobral