SAÚDE
Suplementos são alternativa para tratamento de osteoartrite
Substâncias como curcumina e Boswellia serrata podem ser tão eficazes.
Em 21/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A osteoartrite é um dos mais prevalentes problemas ortopédicos da atualidade. No mundo todo são diagnosticados milhares de casos a cada ano. De acordo com sua evolução, o indivíduo acometido apresenta diferentes níveis de perda da mobilidade, comprometendo muitas vezes a independência funcional com consequente redução da qualidade de vida.
O tratamento da osteoartrite depende do grau de comprometimento da articulação acometida e varia desde o uso de analgésicos e anti-inflamatórios até o tratamento cirúrgico. Em decorrência disso, são inúmeros os tipos de medicamentos voltados ao seu tratamento, o que faz as indústrias farmacêuticas movimentarem milhões de dólares por ano.
A eficácia do uso de anti-inflamatórios está muito bem estabelecida pela literatura, porém, devido à intolerância, ou até mesmo à falta de aceitação de muitos pacientes ao uso constante desses medicamentos, despertou-se o interesse para o desenvolvimento de pesquisas avaliando a eficácia de certos tipos de suplementos nutricionais para o tratamento da osteoartrite.
Muito recentemente, pesquisadores de Boston publicaram uma revisão sistemática de estudos que compararam o uso de curcumina, Boswellia serrata e anti-inflamatórios não hormonais sobre os sintomas e a evolução da doença. A partir da análise dessa revisão, os pesquisadores concluíram que tanto a curcumina quanto a Boswellia apresentaram efeitos positivos de melhora de dor.
Os pesquisadores referiram também não haver diferença estatisticamente significativa entre os efeitos do uso de curcumina e de anti-inflamatórios não hormonais sobre os sintomas de dor e sobre a melhora funcional. Além disso, os pacientes submetidos ao tratamento com curcumina apresentaram menos efeitos gastrointestinais do que com o uso de anti-inflamatórios.
Esse estudo traz resultados bastante animadores para os portadores de osteoartrite, uma vez que abre a possiblidade de um tratamento alternativo ao uso de anti-inflamatórios não hormonais por longos períodos.