CULTURA
Teatro levará tema sustentabilidade para escolas de Viana.
Foi assinado um Termo de Cooperação com o município de Viana referente ao projeto
Em 24/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Transformar por meio da arte, despertando para um novo olhar acerca da realidade local. É com essa proposta que diretores da rede municipal de Viana, participaram, na quarta (22), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes, em Viana Sede, de uma apresentação sobre o projeto Ecoviver. A iniciativa é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocinada pelo Grupo Ecorodovias. Durante a apresentação foi assinado um Termo de Cooperação com o município de Viana referente ao projeto Ecoviver, que será desenvolvido com as escolas da rede.
Participaram a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, e as coordenadoras do projeto, Bruna Santos e Patrícia Queiroz. Neste primeiro encontro, as coordenadoras apresentaram para os diretores as etapas do projeto, metodologia e esclarecimentos dos critérios de participação.
Como temática, o projeto aborda questões ligadas à sustentabilidade, evidenciando como é possível trabalhar o meio em que vivemos na forma de expressões artísticas, especialmente, as artes cênicas. “Acreditamos que a escola é um dos principais espaços para a difusão da informação. Desta forma, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, que passam a atuar como agentes culturais multiplicadores”, disse Patrícia Queiroz.
O projeto
Patrícia afirma, ainda, que o projeto busca difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto às comunidades e alunos de escolas públicas. Será possível refletir e debater questões urgentes ligadas à sustentabilidade por meio de ricas manifestações artísticas.
Os professores participarão de workshops de criação e de oficinas culturais, para desenvolver o projeto e trabalhar de forma criativa, com acompanhamento constante da equipe do Ecoviver. A partir daí, partem para o desenvolvimento das pesquisas teóricas e práticas com os alunos, que criam o produto artístico que irá refletir todo esse processo.
Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas, que serão realizadas nas próprias escolas. O Ecoviver realiza, também, sessões de teatro, cujo enredo gira em torno de temas ligados ao cotidiano, como a relação do indivíduo com o ambiente e seu poder de intervenção.
Quatro etapas
Os diretores participarão de quatro etapas, sendo a primeira e a segunda workshops com duração de quatro horas. O primeiro traz como tema a capacitação dos educadores na metodologia do projeto, visando iniciar um trabalho de sensibilização com os alunos sobre a questão da sustentabilidade, com a busca de soluções e parcerias. O segundo, também com duração de quatro horas, será uma oficina prática de teatro com ferramentas para trabalhar com os alunos abordando dramaturgia, elenco, cenário, figurino, sonoplastia, ensaio e apresentação final.
Já o último encontro é a reunião de alinhamento da Mostra com duração de duas horas com esclarecimento de dúvidas na escola, para facilitar a organização e execução. Patrícia explica que será um momento para a troca de experiências com outras escolas participantes. Já as datas dos encontros ainda serão definidas pela Secretaria de Educação junto à organização do projeto Ecoviver.
“Acreditamos que o projeto Ecoviver irá inspirar os participantes a terem atitudes transformadoras em prol do equilíbrio socioambiental, além de proporcionar conteúdo relacionado à sustentabilidade e artes cênicas para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares”, finalizou a secretária de Educação Luzian Belisario.
Saiba mais
Poderão participar dez Escolas municipais de ensino fundamental a partir do 5º ano. Os diretores deverão participar de todos os encontros presenciais e das formações. A apresentação das peças teatrais será realizada pelos alunos a todos da escola e comunidade. A partir da apresentação na escola, serão selecionadas as peças teatrais para a Mostra da Cidade.
Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas que acontecerão em cada escola participante. As peças teatrais mais representativas serão selecionadas para uma mostra final na cidade.
O conteúdo da peça deverá estar alinhado com o projeto realizado na escola. O projeto envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos Estados Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. E, em 2017, atende o Estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro.