CIDADE

Trilhas do Mestre Álvaro serão acessíveis para deficientes visuais

O projeto da Prefeitura Municipal de Serra está em fase de finalização.

Em 10/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Trilhas ES - Reprodução

Boa notícia para os aventureiros de plantão. As cinco trilhas do Mestre Álvaro no município de Serra, vão ganhar placas bilíngues, sinalização mais completa, mais segurança e serão acessíveis até para deficientes visuais.

O projeto, que está em fase de finalização, prevê a instalação de placas com orientações em português e inglês, sugestões de percursos mais curtos ou mais longos (dependendo do gosto do trilheiro), com indicações de nível de dificuldade das trilhas. Também serão instaladas cordas e degraus em madeira nos trechos mais difíceis. Será feita a remoção de pedras soltas para aumentar a segurança dos usuários.

A grande novidade será a instalação em uma das trilhas de sinalização em Braille, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual. O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

As intervenções começarão a ser feitas na trilha norte, que é mais extensa e a mais utilizada pela população. O projeto foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com ONGs ambientais, que puderam opiniar e sugerir melhorias durante todo o processo.

*Com informações da Secom/PMS

MAIS NOTÍCIAS

Sine Serra faz ação especial para orientar e incluir pessoas com deficiência física

Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Para marcar a data, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) de Serra vai realizar uma ação especial, com o objetivo de orientar, conscientizar e encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho.

Serão oferecidas vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD) no Sine de Serra e também haverá uma Orientação Profissional, no mesmo local, voltada a dar informações, esclarecimentos e tirar dúvidas sobre quem pode se candidatar a essas vagas. A orientação vai acontecer a partir das 9 horas.

A secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, disse que ainda há muitas dúvidas entre os trabalhadores sobre as vagas reservadas para PCD e sobre as condições que as empresas oferecem aos trabalhadores.

“Muitas pessoas não sabem que algumas condições, como amputação de dedo, monoaudição (que é não ouvir de um ouvido), permitem o trabalhador ser enquadrado como pessoa com deficiência para conseguir uma vaga de emprego. Reabilitados pelo INSS também entram na cota PCD. E tem os casos de pessoas que infelizmente sofrem algum tipo de acidente de trabalho e que também passam a estar nessa categoria”, afirmou.

Aline destaca que a informação e a conscientização podem ajudar na inserção no mercado. “As vagas para o público geral são mais concorridas do que aquelas reservadas para pessoas com deficiência. As empresas têm cota a cumprir, então as vagas existem, mas por desconhecimento dos seus direitos ou por pré-conceito, algumas pessoas deixam as oportunidades passarem. Os salários oferecidos para público-geral e PCD é o mesmo para a mesma função”, explicou.

Também serão dadas todas as informações sobre qualificação e escolaridade. “Percebemos que parte dos trabalhadores PCD precisam se qualificar e complementar os estudos. Oferecemos cursos profissionalizantes e encaminhamos para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação”, disse.

As vagas de emprego estarão disponíveis no horário de funcionamento do Sine de Serra, de 8 às 17 horas. Os interessados em se candidatarem devem apresentar cópia de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. A Orientação Profissional acontece de 9 às 11 horas e não é preciso fazer inscrição. O Sine funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura vai aumentar faixa de areia em praias de Serra

A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realizou um estudo morfodinâmico do litoral para apontar quais pontos de praia necessitam de melhorias e intervenções.

O estudo demonstrou que oito áreas em cinco praias necessitam de extensão da faixa de areia. As praias que receberão engordamento de faixa de areia são: Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. Ao todo, será recuperada uma área de, aproximadamente, 61.368 mil metros quadrados.

Manguinhos, por exemplo, ganhará 15 metros de extensão de areia (do calçadão à água), totalizando uma área recuperada de, aproximadamente, 5,2 mil metros quadrados. Em Jacaraípe, onde foram identificados três pontos que necessitam de recuperação, a expansão na faixa de areia vai variar de 10 até 42 metros, dependendo do local. Nova Almeida terá uma expansão de cerca de 10 metros de faixa de areia.

O estudo identificou também que onde a restinga está preservada, a erosão tem menor impacto. Por isso, além do engordamento das faixas de areia, a Prefeitura vai realizar a reconstituição dessa vegetação.

*Com informações da Secom/PMS