TEMAS GERAIS

UE adverte para reação desproporcional no Oriente Médio.

O Exército israelense matou no domingo um adolescente palestino na Cisjordânia.

Em 12/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, advertiu neste domingo (11) as partes envolvidas para que evitem qualquer ação "desproporcional" no Oriente Médio, em telefonemas para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmud Abbas.

"Acabo de falar com o primeiro-ministro Netanyahu e com o presidente Abbas sobre a escalada da violência", declarou no Twitter.

"É preciso acabar com os atos de terrorismo e se evitar reações desproporcionais", assinalou Mogherini na véspera da reunião dos 28 países membros da União Europeia, em Luxemburgo.

O Exército israelense matou no domingo um adolescente palestino na Cisjordânia, enquanto um ataque aéreo de Israel contra a Faixa de Gaza provocou a morte de uma palestina grávida e de sua filha de dois anos.

Em Israel, um árabe israelense de 20 anos esfaqueou quatro judeus após lançar seu carro sobre o grupo no kibutz de Gan Shmuel (norte).

Apesar dos apelos à calma feitos pela comunidade internacional, a escalada da violência prossegue em Israel e nos Territórios Palestinos, o que faz temer uma terceira Intifada.

AFP