ECONOMIA NACIONAL
Vendas no Natal: Maior integração entre o digital e físico
Especialista em administração dá dicas para alavancar a performance no final do ano
Em 09/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Aguinaldo Ferreira Junior, o comportamento do consumidor está adaptados a nova realidade.
O início de dezembro marca a corrida dos lojistas para chamar atenção de clientes e aumentar as vendas de Natal. As vitrines são decoradas com o capricho que encanta os olhos e provoca o consumo, porém o período de pandemia fortaleceu a familiaridade com as plataformas digitais e as estratégias dos empresários para atingir sucesso no final de 2021 é convergir o mundo físico com o virtual.
De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, professor Aguinaldo Ferreira Junior, o comportamento e interesse dos consumidores estão adaptados a uma nova realidade.
“A pandemia trouxe um impacto na forma de comprar dos consumidores, desafiando as empresas a repensar suas formas de atendimento e fortalecendo meios digitais de pagamento como PIX e WhatsApp. Mas como o avanço da vacinação, o mercado tem expectativa de uma retomada de vendas em estabelecimentos físicos neste final de ano”, pontua o especialista.
O administrador defende que desenvolver campanhas em redes sociais e trabalhar sua presença digital por meio de e-commerce pode ser o diferencial para trazer compradores para sua loja.
“Em meio à quantidade de informações que recebemos diariamente, é fundamental que a experiência presencial seja compatível com aquela que foi divulgada no meio digital. Dessa forma além de fidelizar o cliente, essa atitude irá contribuir para a construção da marca no mercado, o cliente de hoje é muito mais exigente do que foi antes, por isso a atenção deve ser redobrada”, finaliza Aguinaldo.
O coordenador separou algumas dicas para ajudar as empresas a aproveitar as vendas de final de ano com bom desempenho:
1) Atenção aos protocolos de saúde! O uso de máscaras ainda é obrigatório no estado.
2) Cliente é prioridade na hora do atendimento, foco total nele.
3) Treinamento e capacitação devem ser constantes para toda a equipe.
4) Adapte sua loja física ao mundo digital. Se ainda não criou perfil nas redes sociais, é bem provável que poucos conheçam seus produtos e ofertas.
5) Valorize seus colaboradores. Para se equiparar ao desempenho de lojas online, trabalhe com políticas de comissão e estimule vendedores a terem bons resultados.
6) Confira seu estoque. Verifique quais produtos podem entrar em campanhas de promoção e destaque os itens que precisam ser vendidos em grande escala.
7) Prepare-se para os últimos dias antes do Natal! A procura por presentes aumenta nos dias 23 e 24 de dezembro. É importante estar atento a essa oportunidade.
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