SAÚDE
Verão: pais devem ficar atentos a cuidados com a saúde das crianças
Os pais devem estar ligados em vários aspectos...
Em 19/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nas férias, as crianças têm mais tempo para brincar, ir à praia, andar de bicicleta, divertir-se e gastar suas energias. Por isso, os pais devem estar atentos aos cuidados com a saúde e o bem-estar infantil, pois o calor proporciona condições para o aparecimento de algumas doenças e também possíveis desconfortos nos pequenos.
Os pais devem estar ligados em vários aspectos, que vão desde a alimentação até a exposição ao sol e horários do sono. Água e sucos naturais devem compor o cardápio das crianças com mais intensidade. As refeições devem ser leves e mais frequentes e com muitos alimentos frescos e bem lavados.
Nos passeios ao ar livre, usar chapéu de abas largas e roupas leves e claras, que diminuem a absorção do calor. "Dê preferência a ambientes frescos e ventilados e não leve seus filhos para a praia no horário do sol forte, das 10 às 16 horas. Aplique protetor solar com fator de proteção de, pelo menos, 20, a cada duas horas", recomenda a pediatra da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Eneida Fardin Perim Bastos.
Em praias ou piscinas, a orientação é para nunca deixar a criança sozinha e colocar sempre a boia. Se o mar estiver forte ou se houver chuva com raios, retire a criança da água e protejam-se longe de barracas e árvores.
A Semus orienta evitar praias poluídas e ficar atento para que o bebê não engula areia ou água do mar. Para evitar contaminação por micoses, o bom é forrar sempre a areia com uma toalha. A piscininha dobrável deve ser enchida com água doce. "Para ter um passeio tranquilo, evite consumir bebidas alcoólicas enquanto estiver cuidando dos pequenos", lembra a pediatra.
Cuidados com a pele do bebê
Após o banho da criança, aplique na pele cremes hidratantes que não contenham álcool ou anestésicos, como benzocaína. Em caso de queimaduras, alivie o desconforto aplicando compressas de água fria. Se aparecerem bolhas, não fure e procure um médico na unidade de saúde.
No período do verão, a frequência de insetos é maior, por isso coloque telas nas janelas ou feche-as antes das 17 horas. "Outra opção é a instalação de mosquiteiro de tecido fino sobre a cama do seu filho", sugeriu Eneida Fardin.
Para um sono tranquilo, a dica da pediatra é manter o ambiente calmo, escurinho e com a temperatura agradável. "A criança dorme melhor se o ambiente lhe é familiar. O contato com um objeto de seu uso, na hora de dormir, acalma e facilita o sono".
Não é recomendado que a criança durma na mesma cama dos pais. Para os bebês, há risco de serem sufocados durante o sono. Para a criança maior, há risco de ter prejudicado o seu desenvolvimento psicológico e também há o incoveniente de retirar a privacidade no relacionamento afetivo dos pais.
Fonte:PMV