EDUCAÇÃO

Viana inova com LEGO ao ensinar alunos a ler em Braille

Viana inova com LEGO e material reciclável ao ensinar alunos com baixa visão ler em Braille

Em 24/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Alunos como Antonio Pietro, da EMEF João Paulo Sobrinho, e João Pedro Barreto, da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, são exemplos de como investimentos em uma educação inclusiva e criativa auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Viana não tem a melhor educação básica da Região Metropolitana à toa. O município desenvolve projetos inovadores na Educação Especial para promover inclusão e alfabetização de alunos com deficiência visual ou baixa visão.

>> Mostra de Robótica em escola de Ataíde acontece hoje (24)

Alunos como Antonio Pietro, da EMEF João Paulo Sobrinho, e João Pedro Barreto, da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, são exemplos de como investimentos em uma educação inclusiva e criativa auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades.

Criatividade, reciclagem e inovação

Livia Ramos Rodrigues, professora da educação especial na EMEF João Paulo Sobrinho, em Areinha, implementou uma técnica criativa e eficaz para ensinar Antonio Pietro, um aluno de 9 anos com baixa visão, a ler em Braille. Utilizando materiais simples como bolinhas de papel e uma caixa de ovos, a educadora desenvolveu um método inovador que tem gerado ótimos resultados.

A professora moldou uma caixa de ovos como uma cela do sistema Braille para que o aluno pudesse decorar os códigos que simbolizam as letras do alfabeto. O processo de ensino consiste em Livia citar uma letra, enquanto Antonio posicionava as bolinhas de papel nos espaços correspondentes da caixa de ovos, formando a letra em Braille. Com essa abordagem lúdica e acessível, o aluno não apenas aprendeu a identificar as letras, mas também desenvolveu a habilidade de reconhecer os pontos do sistema de leitura em Braille.

O uso da caixa de ovos e das bolinhas de papel proporcionou uma visualização ampliada, facilitando a compreensão de Antonio e transformando a aprendizagem em uma atividade divertida. O método da professora Livia destaca-se como um exemplo de inovação pedagógica na Educação Especial, promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com deficiência.

Aprendizado lúdico com LEGO por meio de parceria público-privada

O João Pedro Barreto, de 9 anos, é apaixonado por aves. Por meio de vídeos, ele aprende muito sobre os bichos espalhados pela natureza e quando começa a contar sobre o que descobriu, dá uma aula de conhecimento para todos. O aluno da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, em Vila Bethânia, tem baixa visão. A família e a escola se uniram para que João continuasse se desenvolvendo junto aos amigos e a nova fase dessa jornada foi marcada pela chegada de livros didáticos e brinquedos de Lego, ambos em Braille.

“Eu achei legal e aprendi muito”, disse João.

Mundo da imaginação

A educação transforma o mundo à nossa volta e é um direito de todos, esses são os mandamentos para se construir uma sociedade que gere oportunidades para todos de maneira igualitária. E a leitura é a base que abre caminhos para que as crianças possam viajar no mundo da imaginação, bem como, permite que os estudantes possam aprender os mais diferentes conteúdos, além de promover a comunicação e a expressão de cada um.

Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), firmou parceria com a Fundação Dorina Nowill para viabilizar a aquisição de 50 kits Lego Braille Brincks e formação continuada em Deficiência Visual para os profissionais das escolas municipais que possuem alunos com deficiência visual da cidade. O professor de Educação Especial para cegos ou pessoas de baixa visão, Jocarly de Oliveira Nascimento Sobrinho, conta a dinâmica do uso dos brinquedos:

“Os brinquedos são formados por uma bandeja com pontos para encaixe das peças. Cada peça representa um código. Esse material tem a proposta de realizar a alfabetização de maneira lúdica e eficaz, dessa forma, brincando, o aluno reforça a aprendizagem e se familiariza com a linguagem em Braille”, explicou e celebrou o professor.

Esse é um trabalho construído com diferentes mãos, sempre pensando na formação dos alunos. A gerente de Educação Especial, Gabriela Roncatt, conta que essa é uma das ações que mostram o avanço do ensino para crianças cegas ou com baixa visão.

“Os kits são direcionados a crianças de 0 a 10 anos e com intuito de gerar interação na sala de aula e formar cidadania, os materiais estão sendo utilizados por todos os alunos, para que aprendam juntos o sistema Braille, crescendo como seres humanos responsáveis, inclusivos e cidadãos do mundo”, explicou Gabriela.

Educação revolucionária e resultados fantásticos

As 40 unidades da rede municipal vianenses possuem 1070 alunos da Educação Especial, sendo 11 deles com deficiência visual (01 com cegueira e 10 com baixa visão). Foram disponibilizados professores especialistas em deficiência visual que realizam a orientação e mobilidade, ampliações de materiais didáticos e atividades, além do ensino do Braille (sistema que dá acesso à leitura tátil).

Os resultados são fantásticos! 60% dos alunos da educação especial chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental fluentes em leitura. As garantias do direito à aprendizagem de todos os alunos da educação especial também impactam nas avaliações externas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Viana recebeu a maior nota do IDEB na Região Metropolitana, a nota 6,3 é reflexo da qualidade da educação oferecida na rede municipal e a garantia de direitos por meio de projetos e aquisição de equipamentos realizados pela Educação Especial da cidade fazem parte dessa avaliação.

Além de garantir o acesso à educação e informação, o Braille permite maior inclusão e autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão. E esse é o intuito da aquisição de brinquedos e livros em Braille realizada pela Prefeitura de Viana. O município adquiriu livros em Braille pela primeira vez em 2014. Desde 2017, o Projeto “Um Olhar Além do Alcance” fomenta atendimento especializado aos alunos com deficiência visual. 

Agora, a cidade distribuiu os materiais, entre eles livros didáticos e brinquedos LEGO, nas escolas da rede municipal de ensino para que o Braille possa ser disseminado entre alunos cegos e com baixa visão e alunos videntes, garantindo a harmonia e a interação entre todos. As ações são contínuas, acontecendo para além dos meses de campanhas nacionais que trazem luz ao tema, o intuito da gestão é que o desenvolvimento e a inclusão sejam permanentes, gerando oportunidades e aprimorando talentos de todos os alunos da rede municipal de ensino. (Secom/PMViana)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Mostra de Robótica em escola de Ataíde acontece hoje (24)
Comitê Olímpico Brasileiro ministrará oficinas em Vila Velha 
Aracruz é premiada no Seminário de Práticas Exitosas, da Sedu/SRL
Emef Paulo Roberto, em São Benedito, funcionará em fevereiro
Gincana de alimentação saudável na escola começou hoje (21)
Fórum Municipal de Educação de Cariacica será nesta quinta (17)
Professores da rede municipal de Anchieta criam apostila de Inglês
Detran|ES promove curso gratuito de pilotagem de motocicleta

TAGS:
VIANA | LEGO | ALUNOS | BRAILLE | LER