SAÚDE
Vila Velha inicia o programa Oficina da Memória para idosos
Vila Velha vai iniciar nesta quinta-feira (16) o programa Oficina da Memória para 40 idosos
Em 15/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O programa foi criado pelas geriatras Carollina Mendes e Cristiana Zago a partir de um modelo de sucesso implementado em Volta Rendonda (RJ).
Em Vila Velha, 40 idosos com queixas de depressão, esquecimento e isolamento social se inscreveram para participar do programa Oficina da Memória. O perfil foi identificado durante as consultas na geriatria do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). Com início nesta quinta (16), às 15h30, no auditório da sede da Secretaria de Saúde, o projeto tem o objetivo de investir no envelhecimento ativo do cidadão.
O programa foi criado pelas geriatras Carollina Mendes e Cristiana Zago a partir de um modelo de sucesso implementado em Volta Rendonda (RJ).
As atividades propostas na oficina incluem o resgate às lembranças e recordações, compartilhamento de fotos e registros dos participantes. As geriatras responsáveis pelo programa reforçam a importância do amparo e da escuta para esse grupo.
“O bem-estar psicológico é um fato importante na qualidade do envelhecimento e na construção da autoestima, além de influenciar na capacidade do cidadão de se manter ativo nessa fase da vida”, afirma Carollina.
Cristiana reforça a importância da participação das famílias dos idosos para a identificação das queixas, a busca por um grupo e a interação efetiva em atividades que desenvolvem o cognitivo do paciente. “Para que o idoso tenha maiores ganhos com o projeto é essencial que a família participe e incentive”.
Mente sã, o corpo agradece
O idoso sem estímulos intelectuais tem perdas de memórias progressivas, isso acarreta também na funcionalidade motora, podendo causar ou agravar o sedentarismo. Além dos exercícios para memória, as médicas destacam a importância do acompanhamento das comorbidades e dos hábitos alimentares dos pacientes para o bom funcionamento das atividades cerebrais.
Na oficina da memória, os idosos serão incentivados a enxergar o corpo e a mente na integralidade. Atividades que combatem o estresse como jogos da memórias, adivinhação, resolução de problemas e caça-palavras serão promovidas entre os participantes.
“Além disso, eles serão provocados a adquirir novos hábitos e descobrir novas habilidades”, afirma Carollina. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Mais 32 médicos são nomeados para atuarem em Vitória
> São Mateus: Notificações de Dengue diminuem no município
> Mais de 40% dos testes para dengue em Linhares são positivos
> Covid-19: Cariacica está com vagas abertas para vacinação
> Pontos de hidratação da Serra atendem 950 usuários
> Ministério convoca 117 médicos para saúde indígena
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (13)
> Operação de combate à dengue levou serviços 14 mil pessoas
> Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal
> Himaba fará agendamento de consultas apenas por telefone
> Em três anos de pandemia de covid, ciência e vírus evoluíram
TAGS: VILA VELHA | PROGRAMA | OFICINA DA MEMÓRIA | IDOSOS | CEMAS