MEIO AMBIENTE

Vila Velha lança projeto e amplia cuidado com áreas verdes

A Prefeitura iniciou uma série de ações voltadas ao cuidado das áreas verdes da cidade.

Em 27/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Gil Lopes/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O objetivo é promover a inclusão feminina em áreas tradicionalmente masculinas, além de reforçar o cuidado com praças, canteiros e demais espaços públicos.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma série de ações voltadas ao cuidado das áreas verdes da cidade. Uma das principais novidades é a criação das “Margaridas”, equipe formada exclusivamente por mulheres para atuar nesta ação. O nome faz alusão à delicadeza e força da flor, e também à cor rosa do uniforme usado pelas profissionais.

>> Senado aprova novo marco para licenciamento ambiental

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Vila Velha. O objetivo é promover a inclusão feminina em áreas tradicionalmente masculinas, além de reforçar o cuidado com praças, canteiros e demais espaços públicos.

“As Margaridas representam uma nova forma de cuidar da cidade: com sensibilidade, técnica e dedicação. É um orgulho ver esse protagonismo feminino transformando nossos espaços”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento.

Central de Videomonitoramento
 
Outra medida adotada foi a inauguração da Central de Videomonitoramento, que permitirá acompanhar em tempo real os serviços de poda, jardinagem e manutenção realizados em diferentes regiões da cidade. A tecnologia deve garantir mais eficiência e agilidade às operações da pasta.
 
A terceira inovação é a ampliação do carro fitossanitário, um veículo especializado que agora passará a realizar, de forma mais abrangente, serviços de dedetização – controle de pragas voltado à eliminação de insetos – e sanitização – técnica de limpeza profunda que reduz significativamente a quantidade de microrganismos prejudiciais, como vírus e bactérias, em superfícies, objetos e espaços, minimizando os riscos de infecção e doenças.
 
O serviço será intensificado em parques, praças, academias populares, áreas gastronômicas, quadras de areia, entre outros pontos estratégicos da cidade, com foco na saúde pública, bem-estar dos moradores e preservação ambiental.
 
As ações integram um projeto maior de modernização da manutenção das áreas verdes da cidade, que une tecnologia, inclusão e sustentabilidade como pilares para transformar os espaços urbanos em ambientes mais acolhedores para todos os moradores. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Senado aprova novo marco para licenciamento ambiental
Espírito Santo reduz em 60% taxa de desmatamento em 2024
Trópicos registram perda recorde de floresta primária
Projeto vai repovoar comunidade do jacaré-de-papo-amarelo
Ibama aprova plano da Petrobras sobre fauna do Amazonas
Empresas assinam contrato para fornecimento de biometano

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET