SAÚDE
Vitória: Saúde apresenta pacote de melhorias Visa Vix 4.0
A equipe da Vigilância Sanitária se reuniu, para alinhar o pacote de melhorias do município
Em 26/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Instituída pela Lei Federal 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), a Vigilância Sanitária conta com o trabalho e conhecimentos técnicos de profissionais de várias áreas de formações, trabalhando de forma integrada, em equipes multidisciplinares.
A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) se reuniu, na tarde desta terça-feira (25), com a secretária de Saúde da capital, Joanna De Jaegher, e com a subsecretária de Assistência à Saúde, Fabrícia Forza, para alinhar o pacote de melhorias que vem sendo implementadas no serviço do município, o projeto 'Visa Vix 4.0".
A secretária Joana falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária (Visa) e que a atuação atuação das equipes é essencial para a proteção de qualquer cidadão. Ela explicou que que Vitória atua fortemente em um pacote de melhorias, como a criação da junta de julgamento de autos de infração, o novo Código de Vigilância em Saúde, o sistema de trabalho em escritório remoto, o uso de tablets nas ações e na gestão da qualidade com certificação ISO 9001/2015.
"Estamos trabalhando há meses nesses itens e já tivemos a primeira entrega, que foi a publicação da portaria nº 058, de 19 de outubro, que autorizou a participação de servidores da Visa em sistema de trabalho em escritório remoto e, nos próximos dias iremos entregar os tablets aos servidores", disse a secretária.
Visa
A Vigilância Sanitária atua em defesa da saúde coletiva, desenvolvendo um conjunto de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação, cujo objetivo é impedir que a saúde humana seja exposta a riscos. Busca combater as causas dos efeitos nocivos gerados em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, como também na prestação de serviços de interesse à saúde.
Instituída pela Lei Federal 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), a Vigilância Sanitária conta com o trabalho e conhecimentos técnicos de profissionais de várias áreas de formações, trabalhando de forma integrada, em equipes multidisciplinares.
Segmentos de atuação
Setor de Alimentos: Bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, açougues, peixarias, cozinhas industriais, pizzarias, churrascarias, fabricação de pães, fabricação de sorvetes e gelados comestíveis, hiper e supermercados, minimercados, armazéns, centros de distribuição e comércios atacadistas, transportadoras e seus veículos, importadoras e exportadoras, serviços de bufê e comércios varejistas de produtos alimentícios e etc;
Medicamentos e produtos de interesse à saúde: Farmácias, drogarias, comércio varejista, distribuidoras, armazéns, transportadoras e seus veículos, operadores logísticos e importadoras de cosméticos, perfumes, saneantes, medicamentos e produtos médico-hospitalares-odontológicos, laboratórios ópticos;
Serviços de saúde e de serviços de interesse à saúde: Clínicas e consultórios; unidades de saúde, serviços de imunização humana, clínicas veterinárias, laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial; laboratórios de controle de qualidade, clínicas de diagnóstico por imagem (ultrassom, raios X e medicina nuclear), salões de beleza e clínicas de estética; creches, escolas, academias, clubes, desinsetizadoras, instituições de longa permanência para idosos, orfanatos, hotéis e motéis; cemitérios, transportadoras de água potável e de material biológicos e seus veículos e etc. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Vila Velha capacita profissionais de saúde no curso de vacinação
> São Mateus é o 4º município que mais vacinou no Estado
> CFM suspende resolução sobre prescrição da Cannabis medicinal
> Musculação eleva expectativa de vida em idosos, diz estudo
> Ministério da Saúde amplia testagem de varíola dos macacos
> Outubro Rosa: Serra prepara diversas ações no final do mês
> Cariacica recebe recurso de R$ 233 mil do Ministério da Saúde
> Serra abre nesta segunda (24) novas vagas para vacinação
> Outubro Rosa: palestra gratuita com profissionais de saúde
> Osteoporose já atinge mais de 10 milhões de brasileiros
TAGS: VITÓRIA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | MELHORIA | VISA VIX 4.0 | SAÚDE