CIDADE

Vitória realiza Circuito Cultural no mês da consciência negra

Hoje (19), acontecerá a partir das 14h a oficina de tranças e turbantes.

Em 19/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sérgio Cardoso - Secom/PMV

O Circuito Cultural de Vitória oferece nesta terça-feira (19) oficina de tranças e turbantes em dois horários, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Ilha das Caieiras. A oficina é gratuita.

O turbante afro e as tranças afro remetem à valorização da estética, identidade e história negras. Estava ligado ao significado de elevação espiritual e identificação de classe social. Ambos trazem o reconhecimento e a luta dos negros. A oficina tem como objetivo a preservação da cultura e dos valores culturais e históricos do negro no Brasil.

O Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realizou ao longo de novembro uma programação especial voltada ao mês da consciência negra. O encerramento da programação será na quarta-feira (20), às 14 horas, com apresentações culturais diversas dos diversos núcleos do Circuito Cultural.

Exposição fotográfica

Até 9 de dezembro, o público pode ainda conferir no CEU a exposição fotográfica "Eu? Pretx!", dos diretores de fotografia Patrícia Borges e Stel Miranda. Os fotógrafos retrataram modelos negros em situações que evidenciam a poesia de seus cotidianos, de forma a valorizar seus traços, beleza e cultura. As fotos ficam em exposição até o dia 9 de dezembro.

Serviço

Oficina de tranças e turbantes do Circuito Cultural
Quando: 19 de novembro (terça-feira), às 8h30 e às 13h30
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

Samba, maculelê, capoeira e feijoada para celebrar Dia da Consciência Negra

A programação desta semana está toda voltada para celebrações pelo Dia Nacional da Consciência Negra nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O histórico de lutas do povo negro será abordado com muita música, roda de samba, maculelê, capoeira e feijoada no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha e no Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD).

Na quinta-feira (21), a tarde será animada no CCTI de Jardim da Penha com uma roda de samba, a partir das 14 horas. Os diversos tipos de samba serão apresentados por um grupo de percussão formado pelos idosos que frequentam o espaço e pela cantora Monique Rocha, que é professora de artes cênicas no local. Além de cantar, Monique vai conversar com o público sobre a origem do ritmo e a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra.

No CRPD, a programação será realizada na sexta-feira (22), a partir das 9 horas. Crianças e adolescentes do Cajun Solon Borges vão fazer apresentações de capoeira e maculelê e envolver os usuários do espaço nos dois ritmos brasileiros.

Já a artista Masé Pimentel, aluna do curso de Libras, vai fazer uma apresentação individual, promover uma aula de dança afro e conduzir o diálogo com o público sobre a data comemorativa e símbolos do povo negro, como turbante e a capulana - a vestimenta tradicional africana. E o programa encerra com uma farta mesa de feijoada.

Caminhada

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itararé vai realizar a Caminhada de Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra nesta quarta-feira (20). A ação será realizada pela manhã e à tarde, nas ruas do bairro, e contará com a participação de famílias usuárias dos serviços do Cras e dos adolescentes do Projovem local.

A ideia é despertar o território para a importância da temática, voltada para a igualdade de direitos, respeito, dignidade e exercício pleno da cidadania.