SAÚDE
Ações sobre saúde sexual serão realizadas nos terminais
Prefeitura fará uma ação educativa nos terminais rodoviários de Vila Velha e de Itaparica.
Em 10/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No decorrer do mês de dezembro também estão acontecendo outras ações, como um café da manhã para usuários, no Centro de Referência de IST de Vila Velha.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual, uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha fará uma ação educativa nos terminais rodoviários de Vila Velha e de Itaparica, nesta quarta-feira (11) e no dia 18 de dezembro. A ação é alusiva ao Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Luta contra a AIDS.
>> Inep divulga lista de aprovados sub judice do Revalida 2024
A iniciativa, que será feita pelos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (CTA), busca orientar a população sobre as formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e também informar sobre o acesso aos serviços disponíveis pela Secretaria de Saúde voltados para a saúde sexual. Serão distribuídos informativos e também preservativos, método eficaz de prevenção.
No decorrer do mês de dezembro também estão acontecendo outras ações, como um café da manhã para usuários, no Centro de Referência de IST de Vila Velha.
Ações o ano todo
Comprometida em garantir o acesso a serviços de prevenção e tratamento para todas as pessoas, a Secretaria de Saúde de Vila Velha realiza ações estratégicas durante todo o ano para alertar e informar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde de forma integral.
No que diz respeito às informações acerca da saúde sexual, elas são repassadas aos moradores através de campanhas educativas em escolas, empresas e comunidades, como palestras com abordagem de temas como a prevenção, o uso de preservativo e profilaxia pré-exposição (PREP), importância do diagnóstico precoce e estigma associado às pessoas portadoras do vírus; distribuição de materiais informativos e preservativos em diversos locais, como unidades de saúde, escolas e eventos públicos; além da oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais em unidades de saúde e em ações itinerantes.
Prevenção contra o HIV
Em Vila Velha, todas as Unidades de Saúde estão de portas abertas diariamente com a oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis - HIV/Aids, sífilis, hepatite B e C.
Os moradores também podem recorrer, de forma espontânea, ao Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, no bairro Olaria. A testagem deve ser feita em casos de situações de exposição, como em uma relação sexual desprotegida e, em caso de acidente com objeto cortante. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior é a chance de eficácia.
O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, com atendimento sigiloso. O morador tem a oportunidade de ser acompanhado pela equipe multiprofissional. Em casos de resultado positivo, o usuário é encaminhado para os Serviços de Atenção Especializada (SAE). No local também é possível esclarecer dúvidas sobre IST e AIDS. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Inep divulga lista de aprovados sub judice do Revalida 2024
> Natal com Saúde: ação ocorre em todas as US de Vitória
> Linhares alerta para o uso racional de medicamentos
> Plano para combater câncer tem foco em rastreio e vacina
> Câncer de pele gera R$ 4,6 mi em custos em quase 2 anos
> Linhares vai promover mobilização de combate à dengue
> Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023
> Naps promove caminhada de mobilização contra HIV
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET