EDUCAÇÃO

Aracruz renova compromisso com a Busca Ativa Escolar

Semed participou do “Encontro Busca Ativa Escolar”, nesta segunda-feira (7), em Vitória.

Em 08/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

A equipe da Busca Ativa Escolar reúne representantes das áreas de educação, saúde e assistência social, o que fortalece toda essa rede de proteção.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Secretaria de Educação (Semed) participou do “Encontro Busca Ativa Escolar”, nesta segunda-feira (7), em Vitória. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime/ES), para renovar o compromisso com a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE).

>> Servidores do magistério de Vitória recebem progressão

O encontro contou com a participação de representantes dos 78 municípios, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), dos Conselhos Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Educação, e objetivou identificar, registrar, acompanhar e rematricular crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Aracruz esteve representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé. Ela reforçou a importância do município em renovar esse compromisso.

“O Busca Ativa funciona como um grande banco de dados. Desta forma, essa plataforma facilita a comunicação entre as áreas e armazena informações importantes sobre os casos. Esses dados nos indicam a situação de cada criança e do adolescente, o que nos permite saber, por exemplo, como o estudante fora da escola tem sua vida afetada. Sendo assim, quando temos o conhecimento de tudo que envolve esse processo em rede, temos mais condições de enfrentá-los”, ressaltou.

A equipe da Busca Ativa Escolar reúne representantes das áreas de educação, saúde e assistência social, o que fortalece toda essa rede de proteção. Assim como Aracruz, cada cidade tem um papel específico na identificação de um aluno que se encontra fora da escola ou em risco de evasão, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos.

No evento, o secretário da Sedu, Vitor de Angelo, destacou a importância do trabalho colaborativo entre Estado, municípios e parceiros para garantir o direito de cada estudante capixaba à educação:

“Estamos aqui para renovar esse compromisso e reafirmar que o direito de estar na escola é inegociável. A Busca Ativa Escolar tem feito a diferença, e os resultados alcançados comprovam isso”, disse.

Segundo a Sedu, em 2023, o Espírito Santo registrou 956 rematrículas de estudantes por meio da estratégia. Já no ano passado, esse número saltou para 4.090 rematrículas, representando um crescimento superior a 300% em comparação com o ano anterior, o que mostra o esforço conjunto das redes estadual e municipais de ensino. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

Servidores do magistério de Vitória recebem progressão
Fies: instituições têm até hoje para confirmar participação
Guarapari se torna referência do Programa Busca Ativa Escolar
Escola reinaugura sala para alunos com necessidades especiais
Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão
Concurso "Entre Versos e Rimas" está com inscrições abertas
Estudantes da Serra aprendem lições de combate à dengue
Projeto Biblioteca Itinerante leva realidade virtual para alunos

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET