AGRICULTURA

Barragem do Piraquê-Açu oferece segurança hídrica em Aracruz

A construção da Barragem do Piraquê-Açu, marca novo capítulo na gestão hídrica da região.

Em 02/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: DIvulgação/Prefeitura de Aracruz

Com um investimento de mais de R$ 30,5 milhões do Governo do Estado na execução da obra, a barragem terá capacidade para armazenar um milhão de metros cúbicos de água, distribuídos em uma área de 29 hectares, com 151 metros de largura e seis metros de altura.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A construção da Barragem do Piraquê-Açu, localizada na Sede, que está a todo vapor, marca um novo capítulo na gestão hídrica da região. Autorizada em julho de 2024, a obra é um marco estratégico para garantir o abastecimento de água, impulsionar a agricultura e promover o desenvolvimento sustentável do município.

>> ​Governo do Estado entrega equipamentos para agricultores

Com um investimento de mais de R$ 30,5 milhões do Governo do Estado na execução da obra, a barragem terá capacidade para armazenar um milhão de metros cúbicos de água, distribuídos em uma área de 29 hectares, com 151 metros de largura e seis metros de altura. A estrutura será fundamental o uso agrícola e a dessedentação de animais, especialmente durante os períodos de estiagem, que historicamente afetam a região e servirá como segurança hídrica para eventual abastecimento humano da Sede.

A obra é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear) e a Prefeitura de Aracruz. Essa parceria reforça o compromisso com o desenvolvimento regional e a segurança hídrica.

Segundo Amadeu Wetler, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a barragem terá um impacto transformador. “A barragem do Piraquê-Açu representa um avanço significativo para a gestão hídrica de Aracruz, tanto para o uso agrícola, quanto para eventual abastecimento humano. O projeto considera o acúmulo da água no período úmido, que é aquele com elevada ocorrência de chuvas, entre novembro e março, para uso da água no período seco, de abril a outubro. 

O prefeito Dr. Coutinho destacou a importância da obra para o futuro de Aracruz.

"Esse é um marco para a cidade, pois integra infraestrutura hídrica, desenvolvimento rural e resiliência climática, assegurando um legado duradouro para as gerações futuras. Trará tranquilidade à população, garantindo abastecimento tanto na zona rural quanto urbana, mesmo em períodos de seca. É um legado que estamos construindo para as próximas gerações. A barragem não só resolverá questões críticas de escassez de água, mas também vai dinamizar a economia local. Agricultores terão acesso a recursos hídricos estáveis para irrigação, dessedentação dos animais, entre outros”.

Além da Barragem do Piraquê-Açu, a Prefeitura tem investido em outras estruturas hídricas, como a Barragem de Guaraná e do Francês, além de barragens menores, denominadas barraginhas, reforçando a resiliência do município frente às mudanças climáticas. Com isso, Aracruz consolida-se como um município que alia progresso econômico e responsabilidade ambiental. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Governo do Estado entrega equipamentos para agricultores
Linhares celebra Dia do Cacau sendo o maior produtor no ES
Alfredo Chaves abre inscrições para Programa Compra Direta
Parceria entre MDA, FIOCRUZ e RUCA apoia Hortas Urbanas no ES
Agricultura de Linhares oferece Serviço de Inspeção Municipal
Nova Secretaria de Agricultura foca no apoio ao homem do campo
Projeto vai caracterizar os tipos de queijos produzidos no ES

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET