CIDADE
Procon da Serra dá dicas sobre compras seguras na Páscoa
Procon Serra dá dicas aos consumidores sobre compras seguras na Páscoa e Semana Santa
Em 14/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As recomendações incluem verificação de prazos de validade, condições de conservação de alimentos e políticas de troca, entre outros aspectos.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Com a chegada da Páscoa e da Semana Santa, o Procon da Serra reforça a importância dos consumidores ficarem atentos na hora de adquirir chocolates, peixes, mariscos e ingredientes para a tradicional torta capixaba.
>> Procon Vila Velha divulga pesquisa com os ovos de Páscoa
As recomendações incluem verificação de prazos de validade, condições de conservação de alimentos e políticas de troca, entre outros aspectos. Caso o consumidor se sinta lesado, o órgão está à disposição para garantir o cumprimento dos seus direitos.
A diretora do Procon da Serra, Janaína Ferreira, lista uma série de dicas essenciais para evitar problemas durante as compras deste período.
Chocolates e ovos de Páscoa:
-
Ovos com brinquedos: Verifique se o brinquedo tem selo do Inmetro e é adequado à idade da criança.
-
Confira anúncios e promoções: Ofertas em folhetos ou propagandas devem ser cumpridas pelo fornecedor.
-
Verifique o preço exposto: Confira se o valor na etiqueta ou lista de preços corresponde ao registrado no caixa. Em caso de divergência, prevalece o menor.
-
Conheça as políticas de troca: Produtos com defeito devem ser trocados, mas trocas por preferência pessoal dependem do acordo com o estabelecimento. Guarde o comprovante de compra.
-
Cuidado com compras online: Verifique preço, frete, prazo de entrega e tabela nutricional antes de finalizar. Lembre-se do direito de arrependimento (devolução em até sete dias).
-
Sempre peça a nota fiscal: O documento é essencial para garantir seus direitos em caso de problemas.
Peixes e frutos do mar:
-
Avalie a qualidade do pescado: Peixes frescos devem ter carne firme, olhos brilhantes e escamas bem aderidas. Evite produtos com odor forte ou manchas.
-
Verifique rótulos de pescados embalados: Devem conter origem, validade e selo de inspeção (SIF). Produtos importados precisam ter informações em português.
-
Desconfie de produtos descongelados: Acúmulo de líquido ou gelo indica que o alimento pode ter sido recongelado, comprometendo sua qualidade.
-
Acompanhe a pesagem: Peixes frescos devem ser pesados na sua presença para evitar irregularidades.
-
Planeje suas compras: Organize seu orçamento, pesquise preços e considere opções como chocolates artesanais, que valorizam produtores locais e podem ser mais saudáveis.
Em caso de problemas referentes a compras de produtos ou serviços, os consumidores podem entrar em acionar o Procon Serra e abrir uma reclamação. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones 3252-7242/7243/7295/7298 e (27) 98128-8533. O atendimento acontece das 8 às 17 horas, no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416, Portal de Jacaraípe. (Secom/PMS)
Leia também:
> Procon Vila Velha divulga pesquisa com os ovos de Páscoa
> Com novos equipamentos, Guarapari moderniza serviço de limpeza
> Cariacica sedia aula sobre mapeamento de áreas de risco
> Drones passam a reforçar fiscalização no município de Linhares
> Procon orienta consumidores sobre compras na Semana Santa
> 100 dias do novo mandato: R$ 346 milhões investidos em Vila Velha
> Cariacica executa obras de melhorias viárias em Alto Lage
> Redução no número de homicídios é destaque na Serra
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET