ECONOMIA CAPIXABA
Confiança dos empresários do comércio permanece em alta
A confiança dos empresários do comércio capixaba cresceu pelo 3º mês seguido, diz pesquisa.
Em 09/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo cresceu pelo terceiro mês consecutivo, e está mais alto que a média brasileira em novembro.
Otimismo para a economia capixaba: o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo cresceu pelo terceiro mês seguido e é o mais alto da região Sudeste. O indicador chegou a 116,2 pontos em novembro, enquanto a média do Brasil é menor, de 113,5 pontos. Mesmo assim, ambos estão acima do chamado índice satisfatório (mais de 100 pontos).
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Foi observado um aumento de 2,4% na transição de agosto de 2024 para setembro de 2024, de 5,5% de setembro para outubro e de 0,9% em novembro. Ao comparar o mês passado com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 1%.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Levantamento
De acordo com o levantamento, o crescimento do Icec reflete um otimismo em relação às perspectivas econômicas, influenciado por fatores como a melhora nas expectativas de vendas e nas condições de mercado para os próximos meses.
Entre os subíndices que compõem o Icec, o de Expectativas futuras – que engloba economia, setor e empresa – subiu 3,5% em relação ao mês anterior e 3,1% em comparação a novembro de 2023, com destaque para o crescimento de 5,9% na expectava para o futuro da economia. Além disso, esse subíndice também é o bloco com maior pontuação média, alcançando 144,1 pontos. Já os de Intenções de investimento e de Condições atuais tiveram leve queda de, respectivamente, 0,8% e 1,1% entre outubro e novembro.
Otimismo
De acordo com a coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esse otimismo no bloco de expectativas futuras encontra respaldo em dados de consumo e no cenário econômico mais amplo.
“A Pesquisa de intenção de consumo das famílias (ICF), também medida pela CNC, demonstra que os consumidores estão mais confiantes em relação à renda e à sua capacidade de consumo. Essa percepção é reforçada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, sinalizando uma melhora gradual na saúde financeira das famílias.”
Ana Carolina ressaltou ainda que as boas expectativas dos empresários não apenas impulsionam o indicador geral do Icec, mas também refletem o papel central da Black Friday, realizada em novembro, como catalisador de confiança, especialmente para empresas menores, que dependem desse período para reforçar suas operações, vendas e planejar um encerramento de ano positivo. (Por Kelly Kalle/AsImp)
Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK
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