CIDADE

Município de Vitória é líder em capital humano no Brasil

Vitória é a 1ª entre as cidades no pilar "capital humano" do Ranking de Competitividade

Em 22/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Complementar ao pilar Educação, ele avalia de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

Vitória é a primeira entre todas as cidades brasileiras no pilar "capital humano", do Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que ampliar a qualificação da mão de obra é essencial para aumentar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social local.

Complementar ao pilar Educação, ele avalia de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

Com peso de 7,6% no Ranking de Competitividade dos Municípios, o pilar mostra a importância de investir em pessoas para garantir crescimento sustentável.

"Isso se deve a vários fatores, como funcionamento eficiente da máquina pública, boa gestão fiscal e um melhor ambiente regulatório. A qualificação profissional é um caminho poderoso para transformar vidas, e muitos cidadãos de Vitória têm tido a chance de seguir por ele", comemorou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Qualificação

O município, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), oferece oportunidades reais de crescimento e autonomia para centenas de pessoas.

Desde 2022, foram disponibilizadas mais de 5.700 vagas, com quase 4 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho formal e empreendedor, nas áreas de tecnologia digital, gastronomia, mecânica automotiva e de motos, elétrica automotiva, mecânica de refrigeração, mecânica de ar-condicionado, metalmecânica, educação, beleza, saúde, confecção, gestão, administrativa, construção civil, humanas e comércio.

Um dos projetos que oferecem qualificação profissional aos cidadãos é o "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", lançado em 2023, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senai e do Senac, instituições reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino.

"A iniciativa tem mudado a vida dos participantes, ao unir formação de qualidade e acesso gratuito ao conhecimento, fortalecendo o mercado de trabalho e melhorando o atendimento ao consumidor", comenta Luciano Forrechi, secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.

Outro destaque é o QualificaVix Comunidades, que amplia o acesso à capacitação e fomenta novas oportunidades de renda, especialmente entre os jovens. Os cursos de marketing e redes sociais abrem portas para um mercado cada vez mais digital, preparando os alunos para se comunicar, empreender e se destacar profissionalmente.

O Projeto Futuro Brilhante traz um diferencial importante: oferece transporte gratuito, material didático e uniforme aos alunos, garantindo condições iguais para todos.

Os recursos que financiam todos eles vêm do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, e Vitória é o único município do Espírito Santo que o utiliza para investir diretamente na cidade, promovendo o aprimoramento das relações de consumo entre prestadores de serviço e clientes. (Secom/PMV)

Leia também:

PMG realiza obras de revitalização do deck da Lagoa Funda
Cariacica inicia obras de drenagem em Nova Esperança
Procon dá dicas para não cair em ciladas nas promoções
Previsão de chuvas leva ao reforço de combate a alagamentos
Procon de Linhares orienta sobre compra de material escolar
Ponte do Una é restabelecida em tempo recorde em Guarapari

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET