SAÚDE
Viana realiza ação de vistoria contra a Febre Oropouche
Viana realiza ação intensiva de combate à Febre Oroupoche, Dengue, Zika e Chikungunya
Em 24/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As vistorias e ações de conscientização têm acontecido em região rural e localidades próximas a áreas de mata.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Viana está em guerra contra a Febre Oropouche, e o nosso principal aliado é você, morador! O município realiza, desde novembro, uma ação intensiva de combate à Febre Oropouche, Dengue, Zika e Chikungunya em diversos bairros e localidades com o objetivo de mitigar os casos de arboviroses.
As vistorias e ações de conscientização têm acontecido em região rural e localidades próximas a áreas de mata. A escolha das localidades foi feita com base nas orientações do Ministério da Saúde, considerando fatores de risco e necessidade de intervenção.
O município tem realizado ações preventivas, de forma rotineira, como visitas domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento focal, panfletagem e orientação aos munícipes e telagem de reservatórios de água descobertos em diversas localidades.
A iniciativa tem como objetivo principal a eliminação dos dois vetores responsáveis por essas doenças, o Aedes Aegypti e o Maruim. Os possíveis criadouros do Aedes incluem recipientes que acumulam água parada, enquanto os do Maruim estão associados a materiais orgânicos em decomposição.
A gerente de Vigilância em Saúde do município, Patrícia Aguiar, destaca que o munícipe que tiver sintomas relacionados à Febre Oropouche ou outras arboviroses deve procurar quanto antes o serviço de saúde mais próximo para dar início aos cuidados contra a doença.
“É importante estar atento que não é só Febre Oropouche circulando em nossa região. Temos Dengue, Zika e Chikungunya, então se a pessoa começou a sentir dor de cabeça forte, mal-estar e dor no corpo, procure a unidade de saúde ou pronto atendimento mais próxima da sua residência e informe ao médico onde você mora e detalhe seus sintomas. Não fique em casa se automedicando, procure o serviço de saúde mais próximo”, enfatizou Patrícia.
A agente de combate a endemias, Juliana Pizziolo, orienta que a população evite áreas de risco de arboviroses e, caso necessário acessar essas áreas, se proteja utilizando roupas com manga longa e calça para diminuir a exposição de partes do corpo, além de utilizar repelente e repetir camadas sempre que necessário.
“Os cuidados neste momento de surto de febre oropouche são eliminação de insumos e qualquer material orgânico como restos de frutas e folhas, além da poda de árvores para que o sol incida mais no solo para mantê-lo seco, porque onde tem umidade tem risco de criadouro do maruim, principal vetor da Febre Oropouche. A grama também é uma grande aliada no combate, pois atrai insetos que eliminam o inseto”, destacou Juliana.
Capacitação para combate a arboviroses
Neste período de combate a arboviroses, a Secretária de Saúde (SEMSA) tem intensificado a capacitação de gestores e equipe de saúde do município.
Na manhã desta sexta-feira (20), os gestores de todas as unidades do serviço de saúde municipal participaram de uma capacitação realizada pela equipe de Vigilância em Saúde no plenário da Câmara de Vereadores do município.
Na próxima segunda-feira (23), os médicos e enfermeiros do município participarão desta capacitação com o objetivo de promover um diagnóstico e tratamento efetivos para a população. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Cariacica conta com salas de hidratação para pacientes
> Vacinação sem agendamento no fim de semana em Cariacica
> PMV participa do projeto "Saúde para Todos" no sábado (21)
> Verão e férias: cuidados essenciais para uma estação segura
> Aracruz atinge meta de cobertura vacinal pactuada pelo MS
> Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
> Saiba como identificar o maruim, vetor da Febre Oropouche
> Vitória abre 2,3 mil vagas para vacinação com agendamento
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET