CIDADE

Vitória oferece oportunidade para quitar dívidas de impostos

O contribuinte poderá corrigir erros de recolhimento do imposto e evitar a cobrança de multa. 

Em 14/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

O Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS) é o sistema da Prefeitura de Vitória em que o contribuinte faz suas declarações e a emissão das respectivas guias de recolhimento de imposto.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Chegou uma grande oportunidade para quem está em débito com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na capital. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), criou a chance de fazer a autorregularização. Com isso, o contribuinte poderá corrigir erros de recolhimento do imposto e evitar a cobrança de multa. 

Quem está em débito - pessoas físicas ou jurídicas - será comunicado por meio do Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS) e deverá pagar o tributo ou fazer sua regularização no prazo de 60 dias a contar da disponibilização da comunicação no sistema. O ISISS é o sistema da Prefeitura de Vitória em que o contribuinte faz suas declarações e a emissão das respectivas guias de recolhimento de imposto.

Com a autorregularização, é possível corrigir de forma voluntária inconsistências nas declarações ou pagar o tributo devido antes da ação fiscal.

O contribuinte também evita penalidades se corrigir as irregularidades dentro do prazo indicado no aviso de autorregularização. Já a Prefeitura consegue reduzir a inadimplência.

No comunicado, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) oferece todas as informações para que o contribuinte possa regularizar sua situação. Em linguagem clara, o texto aponta as notas fiscais que não foram declaradas, a data de vencimento e o valor estimado do imposto.

A ausência de regularização poderá resultar na abertura de procedimento fiscal, lavratura de auto de infração, incidência de multas e juros e encargos adicionais.

Serviço:
Autorregularização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Período de abrangência: notas fiscais eletrônicas emitidas de janeiro de 2020 a dezembro de 2023.
O contribuinte será comunicado por meio do Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS).
Prazo: o contribuinte deverá pagar o imposto ou fazer a regularização no prazo de 60 dias, a partir da disponibilização da comunicação no sistema.
Benefícios: evita a inclusão no Regime de Fiscalização Programada e afasta a possibilidade de lavratura de auto de infração, com aplicação de multas.
O contribuinte deve acessar o sistema Isiss e verificar os valores pendentes.
Em seguida deverá seguir as instruções para declaração e pagamento.
Informações: fiscalizacaotributaria@vitoria.es.gov.br
Fonte: Portaria Tributária Nº 025.

Leia também:

Procon da Serra dá dicas sobre compras seguras na Páscoa
Procon Vila Velha divulga pesquisa com os ovos de Páscoa 
Com novos equipamentos, Guarapari moderniza serviço de limpeza
Cariacica sedia aula sobre mapeamento de áreas de risco
Drones passam a reforçar fiscalização no município de Linhares
Procon orienta consumidores sobre compras na Semana Santa 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET