CIDADE
Vitória oferece oportunidade para quitar dívidas de impostos
O contribuinte poderá corrigir erros de recolhimento do imposto e evitar a cobrança de multa.
Em 14/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS) é o sistema da Prefeitura de Vitória em que o contribuinte faz suas declarações e a emissão das respectivas guias de recolhimento de imposto.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Chegou uma grande oportunidade para quem está em débito com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na capital. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), criou a chance de fazer a autorregularização. Com isso, o contribuinte poderá corrigir erros de recolhimento do imposto e evitar a cobrança de multa.
Quem está em débito - pessoas físicas ou jurídicas - será comunicado por meio do Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS) e deverá pagar o tributo ou fazer sua regularização no prazo de 60 dias a contar da disponibilização da comunicação no sistema. O ISISS é o sistema da Prefeitura de Vitória em que o contribuinte faz suas declarações e a emissão das respectivas guias de recolhimento de imposto.
Com a autorregularização, é possível corrigir de forma voluntária inconsistências nas declarações ou pagar o tributo devido antes da ação fiscal.
O contribuinte também evita penalidades se corrigir as irregularidades dentro do prazo indicado no aviso de autorregularização. Já a Prefeitura consegue reduzir a inadimplência.
No comunicado, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) oferece todas as informações para que o contribuinte possa regularizar sua situação. Em linguagem clara, o texto aponta as notas fiscais que não foram declaradas, a data de vencimento e o valor estimado do imposto.
A ausência de regularização poderá resultar na abertura de procedimento fiscal, lavratura de auto de infração, incidência de multas e juros e encargos adicionais.
Serviço:
Autorregularização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Período de abrangência: notas fiscais eletrônicas emitidas de janeiro de 2020 a dezembro de 2023.
O contribuinte será comunicado por meio do Internet Sistema de Imposto Sobre Serviço (Sistema ISISS).
Prazo: o contribuinte deverá pagar o imposto ou fazer a regularização no prazo de 60 dias, a partir da disponibilização da comunicação no sistema.
Benefícios: evita a inclusão no Regime de Fiscalização Programada e afasta a possibilidade de lavratura de auto de infração, com aplicação de multas.
O contribuinte deve acessar o sistema Isiss e verificar os valores pendentes.
Em seguida deverá seguir as instruções para declaração e pagamento.
Informações: fiscalizacaotributaria@vitoria.es.gov.br
Fonte: Portaria Tributária Nº 025.
Leia também:
> Procon da Serra dá dicas sobre compras seguras na Páscoa
> Procon Vila Velha divulga pesquisa com os ovos de Páscoa
> Com novos equipamentos, Guarapari moderniza serviço de limpeza
> Cariacica sedia aula sobre mapeamento de áreas de risco
> Drones passam a reforçar fiscalização no município de Linhares
> Procon orienta consumidores sobre compras na Semana Santa
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET