TEMAS GERAIS

Brasil e EUA iniciam debate para cooperação em energia

Brasil e Estados Unidos iniciaram discussões para a cooperação em hubs de energia limpa

Em 03/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Adriano Gambarini/WWF-Brasil

Os hubs - centros de compartilhamento - vão operar hidrogênio e os chamados CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage, ou captura, uso e armazenamento de carbono, em tradução livre).


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Brasil e Estados Unidos iniciaram nesta quarta-feira (2) discussões para a cooperação em hubs de energia limpa, por meio de parcerias entre os governos e com participação do setor privado.

>> Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno

Os hubs - centros de compartilhamento - vão operar hidrogênio e os chamados CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage, ou captura, uso e armazenamento de carbono, em tradução livre).

O tema foi discutido entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granhoim durante o Fórum de Energia Brasil-EUA, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O ministro Alexandre Silveira disse que os EUA são parceiros fundamentais para o Brasil.

"Com a iniciativa, queremos desenvolver o conceito de hubs de energia limpa, como centros que vão se beneficiar das sinergias entre os empreendimentos, com escala econômica para ampliar a descarbonização industrial. A interação com o governo americano é fundamental para verificarmos as lições aprendidas e desenvolvermos uma regulamentação para CCUS mais assertiva”, avaliou.

Troca de experiências

Silveira destacou a importância da troca de experiências entre os dois países, como a expertise dos EUA na produção de energia nuclear, e o Brasil compartilhando as políticas públicas que garantiram o sucesso e a liderança mundial no setor de biocombustíveis.

A secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm “reconheceu e parabenizou a importância da recente aprovação das leis de hidrogênio de baixa emissão e combustível do futuro no Brasil, observando o apoio da implantação de energia limpa e a descarbonização de setores de petróleo, gás natural e industrial”. A secretária americana também anunciou a cooperação do país com o programa Energias da Amazônia, que tem como objetivo descarbonizar os sistemas isolados de energia no Brasil.

No encontro, Silveira e Granholm, assinaram um memorando de entendimento com os Estados Unidos para o Brasil sediar o evento Solar Decathlon para América Latina e Caribe.

Competição

A Solar Decathlon é uma competição universitária, em formato criado pelo Departamento de Energia dos EUA, voltada a preparar a próxima geração de profissionais da construção civil para projetar e construir edifícios de alto desempenho e baixo carbono movidos a energias renováveis. A primeira edição do Solar Decathlon foi realizada em 2002. Com o acordo, o Brasil deve sediar uma futura edição da competição. (Por Douglas Corrêa/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno
Especialista fornece dicas para economizar com conta de luz
Anatel incentiva soluções contra dispositivos irregulares
Sistema Aquaviário recebe quarta embarcação nesta quinta
ES tem maior desigualdade salarial entre homens e mulheres
Chuvas alagam ruas e destelham casas no Rio Grande do Sul
Governo ES publica Anuário Estadual da Segurança Pública
STF aprova direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão

TAGS:
BRASIL | EUA | DEBATE | ENERGIA | HUBS